A partir de hoje (26), a Universidade de Coimbra (UC) acolherá a segunda edição do “Seeing and Acting Workshop: Functional and Neural Perspectives”, um evento científico internacional que reunirá em Coimbra conceituados especialistas da área da neurociência cognitiva. O objectivo do encontro, que decorre até ao dia 28 de Setembro, é fomentar o debate em torno dos mais recentes avanços científicos nesta disciplina.
A iniciativa, que junta investigadores, académicos e estudantes, pretende promover a troca de ideias sobre projectos em desenvolvimento e explorar futuras linhas de colaboração e investigação. Este evento é organizado no âmbito do projecto ERA Chair Cogbooster, financiado pela Comissão Europeia com 2,5 milhões de euros, que visa consolidar a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) como um centro de excelência em investigação e ensino na área da neurociência cognitiva.
Entre os participantes, destaca-se o neurocientista Alfonso Caramazza, professor da Universidade de Harvard e líder do projecto ERA Chair Cogbooster, que tem colaborado activamente com a FPCEUC. Além de Caramazza, estarão presentes outros oradores internacionais, especialistas no estudo da percepção e acção cerebral, tais como Chris Baker, do Instituto Nacional de Saúde Mental (EUA), Paolo Bartolomeo, do Instituto do Cérebro de Paris (França), Jody Culham, da Western University (Canadá), Roland Fleming, da Universidade de Giessen (Alemanha), Angelika Lingnau, da Universidade de Ratisbona (Alemanha), Hans Op de Beeck, da Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e Liuba Papeo, do Instituto de Ciências Cognitivas Marc Jeannerod (França).
Durante os três dias do evento, que terá lugar no Edifício 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, haverá também espaço para a apresentação de pósteres científicos, elaborados por estudantes e jovens investigadores, nacionais e internacionais.
A comissão científica do workshop inclui, além de Alfonso Caramazza, Jorge Almeida, professor e investigador da Universidade de Coimbra e coordenador do projecto Cogbooster, Paul Downing, da Universidade de Bangor (Reino Unido), Mel Goodale, da Western University (Canadá), Zoe Kourtzi, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), Angelika Lingnau, da Universidade de Ratisbona (Alemanha) e Isabel Pavão Martins, da Universidade de Lisboa.