A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lança hoje a campanha “Os Heróis da Liga”, um apelo ao recrutamento de voluntários para o Peditório Nacional, que é a principal fonte de financiamento da instituição e que decorre, este ano, de 31 de Outubro a 3 de Novembro. Com o objectivo de envolver a comunidade na luta contra o cancro, a LPCC destaca a crescente incidência da doença e a importância do apoio a doentes e suas famílias.
Este evento anual é crucial para garantir a continuidade das múltiplas actividades desenvolvidas pela LPCC, com destaque para o apoio aos doentes oncológicos, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o incentivo à investigação científica nesta área. Trata-se de uma oportunidade para que a população possa contribuir directamente para uma causa de extrema importância.
O Peditório Nacional é a principal fonte de financiamento da Liga, permitindo-lhe manter e expandir os seus serviços. Em 2023, os fundos recolhidos permitiram à LPCC destinar mais de 1,5 milhões de euros para a compra de medicamentos, próteses, transporte e alimentação para doentes oncológicos em situação de carência, beneficiando directamente 17.864 pessoas. Além disso, foram investidos 490 mil euros em investigação científica, apoio à formação de profissionais de saúde e bolsas de estudo, reforçando a relevância da ciência no combate ao cancro.
As receitas do Peditório são igualmente fundamentais para a manutenção de programas de diagnóstico precoce, como as quase 400 mil mamografias realizadas em unidades móveis e fixas, e para o apoio psicológico e social prestado a milhares de doentes e respectivas famílias. Linhas de apoio como a Linha Cancro e a Linha Pulmão responderam, no último ano, a mais de 6.900 chamadas e e-mails, oferecendo orientação e conforto num momento de grande fragilidade.
Qualquer cidadão pode participar no Peditório Nacional da LPCC. Os interessados podem inscrever-se através de um formulário online (https://www.ligacontracancro.pt/peditorio), escolhendo a localidade onde desejam colaborar. Os voluntários recebem um cofre e as respectivas credenciais, devendo recolher os donativos e entregá-los no final para contabilização. Para além dos donativos em dinheiro, também é possível apoiar a Liga através da consignação de 0,5% do IRS, sem custos adicionais para o contribuinte.