A 10.ª edição do Festival de Jazz da Marinha Grande arranca já esta sexta-feira (20) e prolonga-se até dia 1 de Outubro. O evento vai apresentar uma série de concertos e actividades em vários espaços da cidade, entre os quais, o Teatro Stephens, o Museu Joaquim Correia e o Auditório José Vareda.
Promovido pelo Município, o certame tem como objectivo “divulgar o Jazz nacional e internacional que se faz na actualidade”. Nesse sentido, a programação conta com cinco concertos que evocam as origens ligadas ao associativismo. “O festival de jazz teve início em algum tecido associativo, nomeadamente, no Sport Operário Marinhense. Portanto, nesta décima edição, era muito importante que retornasse onde começou e que houvesse esta ligação, quer a outros locais da cidade, e não só ao Teatro Stephens, quer ao tecido associativo”, revelou o programador do festival e director do teatro da Marinha Grande, Carlos Veríssimo.
A Orquestra de Jazz de Matosinhos, Jeffery Davis, a solo, e as formações de Mário Delgado, Eduardo Cardinho e Francisco Gomes vão, assim, actuar no evento que promete “ diversos estilos, músicos de todas as gerações, desde os consagrados aos novos valores”. Mário Delgado será o primeiro a subir a palco, esta sexta-feira (20), pelas 21h30, no Auditório José Vareda. Irá apresentar “Filactera”, álbum lançado em 2002.
Divulgar Jazz da região
O Festival de Jazz da Marinha Grande tem ainda como propósito apresentar discos recentes e apostar “na divulgação do Jazz feito na região”. Deste modo, este ano, o certame vai ser alargado “a outros locais, não só na Marinha Grande, mas também a outras localidades do concelho”, segundo adiantou Carlos Veríssimo.
Além disso, no futuro, o Município ambiciona envolver na direcção artística instituições da região. “Esse será o passo seguinte, ou seja, interessar mais pessoas, que essas pessoas e essas instituições e agentes culturais da região também se empenhem, e que, num futuro próximo, também possam tomar conta um pouco do festival, torná-lo deles”, sublinhou ainda.
Depois da actuação de Mário Delgado, o Festival de Jazz da Marinha Grande segue com o vibrafonista Jeffery Davis, que vai subir a palco no sábado (21), no Museu Joaquim Correia. Já no dia 28 de Setembro é a vez de Francisco Gomes Quinteto se apresentar no Auditório José Vareda. No dia seguinte (29), a Orquestra Jazz de Matosinhos actua no Teatro Stephens, com direcção de Pedro Guedes.
O evento encerra no dia 1 de Outubro com o quinteto do vibrafonista Eduardo Cardinho, que leva à localidade o mais recente projecto, “Not far from paradise”. O momento vai acontecer no Auditório José Vareda.