O Município de Tábua concluiu os trabalhos de rescaldo e consolidação da área afectada pelo violento incêndio que teve origem no concelho de Nelas e se propagou ao concelho de Tábua, atingindo gravemente as freguesias de Midões, Póvoa de Midões e Tábua. O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, expressou em nome do Executivo Municipal a sua profunda tristeza pela perda de três vidas humanas no combate às chamas.
Os falecidos, Paulo Santos, Sónia Melo e Susana Carvalho, integravam o Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha. Em reconhecimento à sua abnegação e empenho, o município irá propor a atribuição póstuma da Medalha de Mérito Altruísmo – Grau Ouro, a ser entregue no Dia do Município, a 10 de Abril de 2025. Para honrar a memória dos bombeiros, foram decretados três dias de Luto Municipal, a decorrer entre 18 e 20 de Setembro. O Município de Tábua também se compromete a assumir os encargos com os respectivos funerais, no montante que exceder o valor dos seguros e subsídios legalmente atribuídos.
A Câmara Municipal manifesta total solidariedade à população directamente afectada pelo incêndio, especialmente àqueles que perderam bens ou sofreram prejuízos nas suas actividades empresariais e profissionais. Desde o dia 18 de Setembro, estão no terreno equipas multidisciplinares para o levantamento dos danos, incluindo apoio psicossocial. Com base nos resultados, será elaborado um relatório a ser apresentado ao Governo e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), com o objectivo de garantir ajudas que minimizem os prejuízos e auxiliem na regeneração do território.
Ricardo Cruz agradeceu às centenas de bombeiros e respectivos Corpos de Bombeiros pela coragem e determinação demonstradas no combate ao incêndio, destacando especialmente os Bombeiros Voluntários de Tábua e de Vila Nova de Oliveirinha. O agradecimento é extensivo aos agentes da Protecção Civil, incluindo a GNR, INEM, Centro de Saúde de Tábua, Cruz Vermelha Portuguesa, ADESA, Brigadas de Sapadores Florestais da CIM-RC, AFOCELCA e Serviços Municipais de Protecção Civil.
O presidente da Câmara também expressou gratidão às Juntas de Freguesia, Instituições, Associações, Empresas e Cidadãos que contribuíram com bens alimentares e apoio logístico. Uma palavra de reconhecimento é dirigida ainda aos trabalhadores municipais pela sua ajuda essencial durante a crise. Ricardo Cruz sublinhou a importância do civismo e da solidariedade demonstrados pela população, destacando que Tábua se mantém unida e coesa mesmo nos momentos mais difíceis.