A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebe hoje a conferência de abertura dos cursos de mestrado e pós-graduação do ano lectivo 2024-2025, com o tema “A Inteligência Artificial e as Tecnologias Emergentes no sector da Saúde”. O evento será conduzido por Luís Miguel Ferreira, vogal executivo do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e professor no Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
A conferência terá lugar no auditório do edifício do Pólo A da ESEnfC, em Santo António dos Olivais, após as boas-vindas do presidente da instituição, António Fernando Amaral. O encontro marca a abertura oficial de sete dos 12 cursos de mestrado e pós-graduação oferecidos pela escola neste ano lectivo.
Os cursos que arrancam hoje incluem os mestrados em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Enfermagem Médico-Cirúrgica nas áreas de Cuidados Perioperatórios e Cuidados Paliativos, Enfermagem Comunitária com especialização em Saúde Familiar e Enfermagem com foco na Gestão de Unidades de Cuidados. Adicionalmente, terão início novas edições das pós-graduações em Tratamento de Feridas e Enfermagem do Trabalho.
Com a adesão de 245 estudantes, a ESEnfC dá um passo significativo na formação avançada de profissionais da saúde, respondendo às crescentes necessidades do sector. A pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde, por sua vez, será iniciada em Fevereiro de 2025.