Coimbra  4 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: ULS do Baixo Mondego dedicou Dia da Fisioterapia à lombalgia

14 de Setembro 2024 Jornal Campeão: Figueira da Foz: ULS do Baixo Mondego dedicou Dia da Fisioterapia à lombalgia

Durante a semana, as equipas de fisioterapeutas da área hospitalar e dos cuidados de saúde primários da Unidade Local do Baixo Mondego uniram-se para comemorar O Dia Mundial da Fisioterapia.

A efeméride foi assinalada com uma série de actividades destinadas a aumentar a consciencialização sobre a importância da fisioterapia, especialmente no tratamento e prevenção da lombalgia.

As comemorações terminam sexta-feira com um Peddy-Paper, que se iniciou no Hospital Distrital da Figueira da Foz e teve um percurso de 13 quilómetros, durante o qual os participantes foram convidados a reflectir sobre mitos e factos sobre a lombalgia, lombalgia na grávida, exercícios dirigidos à lombalgia, posturas a adoptar.

Este ano, o tema central escolhido pela World Physiotherapy foi a “Dor Lombar ou Lombalgia”, uma condição prevalente que afecta milhões de pessoas em todo o mundo. Os estudos mostram que até 80% da população mundial pode experienciar uma lombalgia nalgum momento da sua vida.

A lombalgia representa uma carga significativa para a saúde pública global, tanto em termos de prevalência quanto de impacto económico e social. É uma das principais causas de incapacidade e ausências ao trabalho, afectando a qualidade de vida de milhões de pessoas.

“Estas iniciativas visam sensibilizar e consciencializar os colaboradores e a comunidade sobre a prevenção e o tratamento da lombalgia, sublinhando a importância da fisioterapia na promoção de um estilo de vida saudável e na prevenção de doenças”, refere a ULS do Baixo Mondego.