Coimbra  4 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede atinge cobertura total de saúde primária com novos médicos

9 de Setembro 2024 Jornal Campeão: Cantanhede atinge cobertura total de saúde primária com novos médicos

Cerca de 5 mil utentes das unidades de saúde de Cantanhede beneficiam agora de médico de família, após a assinatura de contratos de trabalho com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizada na sexta-feira, 6 de Setembro, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Com esta iniciativa, concretiza-se uma cobertura total do concelho com médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar.

A cerimónia foi presidida por António Gandra d’Almeida, director executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e contou com a presença de Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.

Os quatro novos médicos serão colocados nas extensões de saúde de Febres (UF As Gândras, 2), Ançã (USF Terras de Cantanhede, 1) e no pólo de Sepins (USF Bairrada, 1). Helena Teodósio destacou a importância desta conquista para a população local: “Este é um dia importante para Cantanhede, pois estamos a falar de especialistas que vão assegurar a capacidade de resposta e aumentar a qualidade dos serviços de saúde prestados à nossa população”.

A presidente da autarquia salientou ainda que os cuidados de saúde primários são “a porta de entrada na prestação de cuidados de saúde à comunidade” e acrescentou que, com uma resposta mais eficiente, “menos pessoas recorrem aos serviços hospitalares”. Além dos recursos humanos, Helena Teodósio enfatizou a relevância da melhoria das infra-estruturas, mencionando a reabilitação do Centro de Saúde de Cantanhede e a construção da nova unidade de saúde dos Covões, com contratos de financiamento já assinados no valor global de 2,712 milhões de euros. Também referiu as intervenções programadas para as extensões de Febres, Cadima, Tocha e Ançã, assim como para os pólos de Sepins, Murtede e Bolho.

Alexandre Lourenço, presidente da ULS de Coimbra, sublinhou a importância dos novos profissionais na prestação de cuidados de saúde de proximidade: “A Unidade Local de Saúde de Coimbra, que atende uma comunidade de 410 mil utentes na região, pretende assegurar cobertura total de médicos de família no espaço de dois anos, tendo, de momento, 25 mil pessoas sem este serviço assegurado”.Alexandre Lourenço estimou que serão necessários mais 15 médicos de família para atingir a cobertura total na região.

António Gandra d’Almeida felicitou-se com o trabalho de proximidade que as ULS têm promovido junto dos autarcas e elogiou os novos médicos por optarem pelo sistema público de saúde, “que constitui uma das maiores riquezas do país”.

No âmbito de acção da ULS de Coimbra, os 17 médicos que assinaram contratos nesta sexta-feira prestarão cuidados a cerca de 20 mil utentes de vários concelhos, reforçando o compromisso com a saúde pública e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.