A Câmara de Coimbra aprecia, segunda-feira, um protocolo com o Centro de Bem-Estar Social da Sagrada Família, para o acolhimento, nas suas instalações, durante o ano lectivo de 2024/2025, das quatro turmas da EB1 da Conchada, num total de 84 alunos.
Este acolhimento, excepcional e provisório, será enquanto estiverem a decorrer as obras de requalificação da EB1 da Conchada e representa um investimento de 30 mil euros do Município, sob a forma de apoio ao Centro de Bem-Estar Social da Sagrada Família.
Previsivelmente, a empreitada “Escola 1º CEB da Conchada – Ampliação e Requalificação” vai iniciar-se no decorrer do 1.º período do ano lectivo 2024/2025.
Dada a complexidade da intervenção, não vai ser possível que os alunos permaneçam na Escola, sendo, no entanto, “fundamental acautelar as adequadas condições no processo ensino/aprendizagem e garantia do sucesso educativo dos alunos intervenientes”, tal como explica a informação municipal.
Assim, até ao final da empreitada, os 84 alunos da Escola EB1 da Conchada, divididos por quatro turmas, vão transitar para as instalações do Centro de Bem-Estar Social da Sagrada Família, com a Câmara a pagar 3.000 euros mensais.
A EB1 da Conchada é um estabelecimento de ensino situado na malha urbana do concelho, composto por quatro salas de aula, duas das quais em monoblocos, que acolhe actualmente 84 alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos últimos anos tem-se, contudo, verificado uma degradação generalizada dos monoblocos [salas de aula, instalações sanitárias e sala de apoio], o que levou a que a Câmara Municipal avançasse com a elaboração do projecto de execução e com a sua requalificação, de forma a adequar o número de salas ao número de alunos que procuram o estabelecimento, a instalar espaços necessários ao funcionamento da escola [refeitório, salas de apoio, biblioteca e instalações sanitárias ajustadas ao número de alunos], bem como garantir condições ideais para a prática lectiva.
Recorde-se que no ano lectivo passado, a Câmara de Coimbra já tinha celebrado um protocolo idêntico com o Centro de Bem-Estar Social da Sagrada Família, mas apenas para o acolhimento de duas turmas – as que se encontravam a ter aulas nos monoblocos.
“O processo de ampliação e requalificação da EB da Conchada é fulcral para Coimbra”, refere a vereadora da Educação. “Os alunos estavam há cerca de 14 anos a ter aulas em monoblocos sem condições dignas de educação/aprendizagem e o processo neste momento está em apreciação no Tribunal de Contas, sendo que já se procedeu à sua adjudicação, pelo que aguardamos e estamos esperançosos que as obras se iniciem até ao final de 2024”, explica Ana Cortez Vaz.