A Câmara de Coimbra vai delegar em cinco freguesias a manutenção das faixas de gestão de combustível nos espaços definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
A proposta de contratos interadministrativos de delegação de competências, referentes a 2024 e ao próximo ano, na área da Protecção Civil, com as freguesias de Brasfemes, São Silvestre, Torres do Mondego e com as Uniões das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e de Souselas, totalizam 164.798 euros.
Estas cinco freguesias vão receber no total, por ano, 82.399,10 euros, de acordo com o tipo e estrato local, área e valor do hectare em cada uma delas. Assim, por ano, Brasfemes recebe 15.216 euros, São Silvestre 2.427 euros, Torres do Mondego 24.390 euros, São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades 6.026 euros e Souselas e Botão 34.338 euros.
Os contratos, que terão ainda de ser aprovados em Assembleia Municipal, enquadram-se no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais no Território Continental, em que as autarquias locais têm a competência de regular a gestão de combustível no interior de áreas edificadas, executar e manter as demais redes de responsabilidade municipal e assegurar a execução coerciva de deveres de gestão de combustível na rede secundária, reportando a sua operacionalidade e a informação das acções executadas.