Coimbra  6 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra vai ampliar Jardim-de-Infância da Solum

8 de Setembro 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra vai ampliar Jardim-de-Infância da Solum

A Câmara de Coimbra aprecia, segunda-feira, uma proposta de estudo prévio para a ampliação do Jardim-de-Infância do Centro Escolar Solum Sul.

A obra, que contempla intervenção nas instalações actuais e arranjos exteriores, com um investimento estimado em 890 mil euros, vai permitir a existência de mais duas salas.

O edifício existente do Jardim-de-Infância tem duas salas de actividades e uma sala polivalente e pretende-se a sua ampliação para quatro salas.

A proposta é, tal como explica a informação municipal, aumentar o edificado com uma réplica em espelho do existente. Segundo os serviços municipais, esta solução vai assegurar a correcta orientação das duas novas salas de actividades na continuação das existentes e duplicar o corpo de sanitários de apoio.

A relação com o edifício da Escola é também garantida, uma vez que “se mantém o alinhamento com a sua empena lateral articulando assim os dois edifícios” e “volumetricamente e ao nível da imagem e revestimentos, vai repetir as soluções existentes, com mais um espaço amplo de recreio coberto resolvido por pala e estrutura em betão”.

Com esta intervenção vai ser necessário a ocupação de uma área do Jardim Público Mendes Silva, contíguo a este equipamento escolar. A nova construção vai ocupar uma área de 1.019,85 m2 deste jardim público, sendo delimitada por um dos caminhos, em que se assume o passeio e a deambulação pela criação de uma rede de percursos.

A desafectação de uma parte do jardim não vai, no entanto, “determinar o rompimento dos propósitos que informaram o projecto de paisagismo, tendo em vista a constituição de um jardim urbano, ou seja, zona verde que colmate as necessidades de lazer e recreio da população local e que estabeleça uma maior interligação entre os diferentes elementos do tecido urbano, com integração paisagística do Centro Escolar da Solum”, pode ler-se informação técnica.

“É mantido o conceito de anfiteatro natural, executado em modulação de terreno sendo, contudo, cerceado pela ampliação do edifício. Este espaço, com pequenos taludes, revestidos com uma sementeira de prado, permite às pessoas sentar, funcionando como um anfiteatro informal ao ar livre. A sua integração no perímetro escolar vai dar-lhe uma ocupação mais intensa, com atividades das crianças ao ar livre, como zona de contar histórias ou pequenos encenações ou espectáculos” – refere a informação municipal.