Com o foco nas eleições autárquicas de 2024, João Portugal apresentou, este sábado, a recandidatura à presidência da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista (PS).
O médico António Reis Marques é o mandatário de campanha.
João Portugal, que tem como mandatário o médico psiquiatra Reis Marques, referiu que a reconquista da Câmara de Coimbra para o PS é um dos objectivos, bem como manter a presidência dos nove Municípios socialistas, dos 17 do distrito.
Das nove Câmaras lideradas pelo PS, em seis os presidentes não se recandidatam por atingirem o limite de mandatos: Condeixa-a-Nova, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Soure e Vila Nova de Poiares. Para João Portugal, isto “implica um esforço redobrado para escolher as melhores equipas e dar-lhes tempo para se afirmarem, para vencerem as eleições”.
Outra das apostas referidas pelo recandidato é a descentralização de iniciativas, tendo anunciado que pretende realizar, na primeira semana de Novembro, a Convenção Autárquica distrital em Pampilhosa da Serra.
A eleição directa do presidente da Federação de Coimbra do PS, até ao momento apenas com um candidato, está marcada para 28 de Setembro, assim como a eleição dos delegados ao Congresso distrital, que decorrerá a 13 de Outubro.