Coimbra  17 de Setembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ULS de Coimbra lidera número de partos em Portugal e reforça serviços de saúde materna

5 de Setembro 2024 Jornal Campeão: ULS de Coimbra lidera número de partos em Portugal e reforça serviços de saúde materna

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra consolidou-se como a instituição hospitalar nacional com o maior número de partos e recém-nascidos em Portugal, prestando assistência não só à região de Saúde do Centro, mas também a outras regiões do país. Até ao final de Agosto de 2024, a ULS de Coimbra realizou 3.323 partos, resultando no nascimento de 3.383 bebés, um aumento de 9% face ao mesmo período do ano anterior. Em Agosto, registaram-se 464 partos, prevendo-se que o total anual ultrapasse os 5.000. Em 2023, realizaram-se 4.851 partos e nasceram 4.953 bebés.

Em paralelo, a ULS atendeu 27.210 episódios urgentes de obstetrícia e ginecologia em 2023, correspondendo a uma média de 75 atendimentos diários.

Neste mês de Setembro, será iniciado um percurso clínico integrado para a mulher grávida, que garantirá acompanhamento partilhado entre equipas de obstetrícia e dos cuidados de saúde primários. Este modelo inclui um processo clínico electrónico que permitirá uma monitorização contínua e integrada, melhorando a segurança e a experiência da grávida e da sua família.

No que toca a consultas médicas de obstetrícia e ginecologia, a ULS de Coimbra registou um total de 128.555 em 2023, uma média de 514 por dia. Até Agosto de 2024, esse número chegou a 86.636 consultas, com um aumento de 1% em relação ao período homólogo.

A ULS também se tem destacado na área da cirurgia ginecológica, com 3.565 intervenções realizadas em 2023. Até Agosto de 2024, foram já realizadas 2.380 cirurgias, um crescimento de 0,6%. Além disso, em Julho de 2024, a ULS de Coimbra iniciou um programa de cirurgia robótica em colaboração com outras especialidades, utilizando o avançado sistema cirúrgico da Vinci Xi, que permite procedimentos menos invasivos e maior precisão cirúrgica.

No âmbito da reprodução medicamente assistida, a ULS de Coimbra, com uma referência a nível nacional, realizou 396 tratamentos até Agosto de 2024, além de 300 consultas de apoio à fertilidade.

A sobrecarga na actividade assistencial, especialmente nas urgências obstétricas, tem sido um desafio nos últimos meses. A directora do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução e Neonatologia, Teresa Almeida Santos, reconhece o esforço para manter as duas maternidades, Daniel de Matos e Bissaya Barreto, em pleno funcionamento, mesmo com o aumento do número de grávidas provenientes de Leiria e do Oeste.

O presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, sublinha a importância da construção de uma nova maternidade, essencial para manter a qualidade dos serviços e apoiar a crescente procura.