No passado fim-de-semana, o Convento São Francisco, em Coimbra, abriu as suas portas para a 7.ª edição do “CEM Portas – O Convento aberto à cidade”, atraindo cerca de 2.500 visitantes. Este evento, que é uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra através da Divisão do Convento São Francisco, destacou-se pela sua programação diversificada e pela significativa afluência de público.
Ao longo dos três dias, cerca de 1.974 pessoas participaram nos dez espectáculos organizados, apesar das condições climatéricas adversas que marcaram a noite de sábado. Entre os nomes que integraram o programa estavam Luís Figueiredo, Pedro Mafama, Surma, help! e a Companhia Coração nas Mãos, que atraíram um público variado.
A par dos espectáculos, o evento também incluiu a fase final do projecto DAR A OUVIR, que apresentou instalações sonoras e contou com a visita de 510 pessoas. De destacar ainda a performance do artista Gil Delindro, que realizou a sua primeira exposição em Coimbra no dia 31 de Agosto.
O “CEM Portas” deste ano ficou marcado pela participação equilibrada de artistas masculinos e femininos, com iniciativas como o DJ Colectivo Epicentro, exclusivamente composto por mulheres. A programação foi também enriquecida pelos resultados de residências artísticas realizadas no Convento na semana anterior, em articulação com o programa municipal Verão a 2 Tempos*Epicentro.
O Convento São Francisco, um importante espaço cultural do Município de Coimbra, continua a acolher diversas actividades culturais, cuja programação pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda e nas redes sociais do espaço.