O Licor Beirão, uma das mais emblemáticas marcas da cultura portuguesa, acaba de dar mais um passo decisivo rumo à transição energética e descarbonização da sua actividade.
Em parceria com a Prosolia Energy, produtora europeia de energia e líder em soluções de energias renováveis, a empresa da Lousã vai investir numa solução que combina produção de energia limpa e mobilidade eléctrica na sua fábrica.
Na Quinta do Meiral, Lousã, vai nascer uma nova central solar, composta por 291 painéis fotovoltaicos, nas coberturas do edifício onde é produzido o Licor Beirão.
A Unidade de Produção para Autoconsumo terá uma potência pico de 164,42 kWp e, após entrar em funcionamento, irá produzir mais de 224 MWh/ano de energia limpa, o suficiente para abastecer mais de 60 moradias familiares ao longo de um ano.
Além da central solar, a Prosolia Energy será também responsável pelo fornecimento e instalação de 6 carregadores de veículos eléctricos de 22kW no estacionamento de serviço da fábrica, onde são produzidas cerca de 4 milhões de garrafas de Licor Beirão por ano.
A aposta nestas soluções renováveis permitirá à produtora do Licor de Portugal, não só contribuir para as suas metas de descarbonização, ao eliminar cerca de 105 toneladas/ano de emissões de CO2, como também lhe trará benefícios financeiros através da redução dos custos operacionais da fábrica de bebidas destiladas, com uma poupança líquida estimada de 20.000 euro/ano, o que representa uma poupança económica global de 55%.
De acordo com Daniel Redondo, CEO do Licor Beirão, “O equilíbrio entre tradição e a inovação sempre definiu a nossa marca, e esta iniciativa reflecte exactamente esse paradigma, ao unirmos a nossa história centenária com a mais recente tecnologia verde. A solução apresentada pela Prosolia Energy mostrou-se a mais eficaz para atender às nossas necessidades energéticas e reduzir significativamente o impacto ambiental da nossa operação.”
“Estamos muito satisfeitos em contribuir para o plano de descarbonização de uma marca tão emblemática no nosso país como a Licor Beirão.”, diz Pedro Pereira da Silva, Country Manager da Prosolia Energy Portugal. “Este tipo de investimento estratégico, não só optimiza os custos operacionais do Licor Beirão, como também solidifica o seu posicionamento como uma empresa que valoriza o desenvolvimento económico e ambiental da região da Lousã.”, acrescenta.
O Licor Beirão, nascido numa farmácia da Lousã no final do século 19, ganhou nova vida na década de 40, quando José Carranca Redondo, ao casar-se com a amada Maria, comprou a fábrica do Beirão para criar um negócio de família. Hoje, o Licor Beirão é líder incontestável de mercado e marca número 1 de espirituosos em Portugal, uma história de amor e tradição que se tornou uma referência na indústria, na publicidade, na casa dos portugueses.
Fundada em 2003, a Prosolia Energy é um produtor de energia verticalmente integrado, líder no sector das energias renováveis. Com uma forte presença em Espanha, Portugal, França Itália e Alemanha, a Prosolia Energy centra-se em projectos de autoconsumo industrial e na produção de energia renovável para venda ao mercado.