Coimbra  4 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Enfermeiros de Lisboa, Porto e Coimbra iniciam hoje greve parcial por tempo indeterminado

2 de Setembro 2024 Jornal Campeão: Enfermeiros de Lisboa, Porto e Coimbra iniciam hoje greve parcial por tempo indeterminado

Enfermeiros iniciam hoje uma greve, por tempo indeterminado, de duas horas por turno, nos dias úteis, nas unidades locais de saúde de S. João e Santo António (Porto), de Coimbra, Santa Maria e S. José (Lisboa).

A paralisação, que decorre no turno da manhã entre as 9h30 e as 11h30 e no turno da tarde entre as 16h30 e as 18h30, é convocada pela Associação Sindical Portuguesa de Enfermeiros e visa exigir, entre outras reivindicações, a actualização salarial, o fim dos limites à progressão das carreiras e uma quota mínima de 35% de enfermeiros na categoria de especialistas.

Estão garantidos serviços mínimos para a prestação de cuidados de enfermagem urgentes e inadiáveis por duas horas, bem como para tratamentos em curso de quimioterapia, radioterapia, administração de sangue e derivados e antibioterapia.

A greve abrange centros de saúde e hospitais (consultas externas, internamentos e serviços de imagiologia e de outros exames de diagnóstico ou de terapêutica).

São excluídos da paralisação os serviços de atendimento urgente e complementar, as urgências hospitalares, os cuidados intensivos, intermédios e paliativos, os blocos operatórios e de partos, os hospitais de dia e os serviços de hospitalização domiciliária, hemodinâmica e hemodiálise.