O nadador Diogo Cancela dedicou aos treinadores a medalha de bronze conquistada na prova dos 200 metros estilos SM8 e deixou a garantia de que daqui a quatro anos irá “com grandes expectativas para Los Angeles”.
“Esta medalha é dedicada à minha equipa técnica, o Gonçalo Neves e o Vítor Ferreira, passámos muito esta época, estive doente, não foi fácil, nem para mim, nem para eles. Estivemos a sofrer até ao fim”, disse, após o final da prova.
Diogo Cancela, que é vice-campeão mundial da distância, cronometrou 2.23,64 minutos, ficando a 14 centésimos da prata, conquistada pelo chinês Guanglong Yang, que terminou atrás do compatriota Haijiao Xu.
“Estive pertinho da prata, fui com a raça toda, com a alma toda, não dava mais. Dei tudo o que tinha e o que não tinha”, assumiu o nadador, natural de Moinhos, no concelho de Miranda do Corvo, garantindo: “Mas estou mesmo muito feliz”.
Aos 22 anos, com medalhas em Mundiais, Europeus e Jogos Paralímpicos, Diogo Cancela, atleta do Louzan Natação, deixa uma promessa para daqui a quatro anos: “Em Los Angeles lá estaremos, vou estar com 26 anos, podemos ir com grandes expectativas”.
Na Arena Paris La Defense, Diogo Cancela, estudante de engenharia na Faculdade de Ciência e Tencologia da Universidade de Coimbra, contou com o apoio da família, presença habitual nas competições que disputa, e de muitos amigos.
O bronze de Diogo Cancela é a segunda medalha conseguida por Portugal nos Jogos Paralímpicos Paris2024, depois de Miguel Monteiro ter conseguido o ouro no lançamento do peso F40, classe que junta atletas de baixa estatura.