O Gimnodesportivo da Marinha das Ondas, no concelho da Figueira da Foz, vai receber no domingo o Festival Teej, um evento hindu que permite aos visitantes mergulharem na cultura nepalesa, com dança e música tradicional, jejum, oração e gastronomia típica.
“O Teej é o maior e mais significativo festival celebrado no Nepal, um ritual de três dias dedicado à Deusa Parvati, símbolo de amor, devoção e fertilidade”, explica a Cáritas Diocesana de Coimbra.
Tradicionalmente, o festival é celebrado obrigatoriamente por mulheres casadas hindus, que realizam jejuns e orações em busca de bênçãos divinas para os seus maridos e filhos, fortalecendo os laços familiares e a espiritualidade.
É esperada a participação de mais de 150 membros da comunidade nepalesa local, que terão a oportunidade de recriar as suas festividades na Marinha das Ondas.
A iniciativa, de entrada gratuita, começa as 14h30 e “promete ser um espectáculo único de cor, música e devoção”, com pratos tradicionais.
A celebração “não só fortalece os laços entre a comunidade nepalesa e os residentes locais, mas também oferece a todos os presentes uma visita ao rico património cultural do Nepal”, afirma a Cáritas de Coimbra.
O Festival Teej é organizado pelo Grupo Nepal e Portugal Cultural e Sociedade Nepalesa da Marinha das Ondas, em parceria com a Cáritas de Coimbra e o Projecto Sem Diferenças E8G.