Coimbra  25 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

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Concurso para imagem “Eu Amo Coimbra” já tem vencedores

28 de Agosto 2024 Jornal Campeão: Concurso para imagem “Eu Amo Coimbra” já tem vencedores

A Câmara de Coimbra lançou, em Abril, um concurso para a concepção da imagem gráfica do slogan “Eu Amo Coimbra”, com a finalidade de ser aplicado numa estrutura de rua, e já são conhecidos os vencedores.

O primeiro prémio, com um valor pecuniário de 7.500 euros, vai ser atribuído a Paulo Pereira, que apresenta uma peça que conecta a cidade ao Fado e à Canção de Coimbra. A peça, pelas suas dimensões, permite que se seja fotografado de pé, sentado ou recostado dentro do coração. Adicionalmente, a instalação prevê a inclusão de um banco contínuo, que acompanha o muro e complementa a função estética da composição.

O segundo prémio, no valor de 3.000 euros, será entregue a Paulo Fidalgo, que se baseia na história de Pedro e Inês para criar o conceito de “ilha dos amores”.

O terceiro e último prémio, de 1.500 euros, cabe a Catarina Castro, que se centra no valor das pessoas e da cidade para criar uma peça de rua com o slogan proposto, que é complementada com a criação de diferentes personagens que se associam a Coimbra, do estudante ao Miguel Torga, de Pedro e Inês à Rainha Santa Isabel.

Dirigido a pessoas singulares ou colectivas (estas últimas com actividade profissional de design gráfico, marketing ou comunicação), o desafio passava por criar uma imagem gráfica do slogan “Eu Amo Coimbra”, com a finalidade de ser aplicado numa estrutura outdoor. Um conteúdo de comunicação visual de impacto e de promoção de Coimbra, que se pretendia que servisse também como elemento de decoração urbana e espaço fotopoint, capaz de potenciar as interacções na área da comunicação, nomeadamente nas redes sociais, contribuindo igualmente para deixar a marca Coimbra ainda mais forte, aumentando o interesse, o valor, a posição e o reconhecimento dos seus valores.

Foram entregues 25 propostas na Câmara de Coimbra, tendo, contudo, sido excluídas nove dessas propostas por não cumprirem o regulamento do concurso. As propostas admitidas foram avaliadas tendo em conta: a inovação, a originalidade e a criatividade do trabalho (50% de ponderação); o enquadramento estético e a integração no espaço (30% de ponderação); a sustentabilidade e a qualidade dos equipamentos propostos (20% de ponderação). A avaliação foi realizada por um júri, composto pelo vice-presidente da Câmara, Francisco Veiga, a directora do Departamento de Cultura e Turismo, Maria Carlos Pêgo, e o chefe da Divisão de Compras e Logística, Pedro Monteiro.