De 31 de Agosto a 8 de Setembro todos os caminhos vão dar ao Largo da Feira, em Montemor-o-Velho, onde a Feira do Ano irá receber milhares de visitantes, famílias e amigos, proporcionando momentos de convívio, com espaços gastronómicos, espectáculos gratuitos e uma nova área para as crianças (Morlândia) que conquista o Parque Ribeirinho.
“A Feira do Ano é um espaço ideal para mostrar a dinâmica empresarial do território, mas também um local para criar valor de negócio, sendo cada vez mais procurada pelos empresários para divulgarem os seus produtos”, referiu o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho na apresentação do certame, com Emílio Torrão acompanhado dos vereadores José Veríssimo e Décio Matias, assim como demais elementos da comissão organizadora”.
Nos últimos anos a aposta Municipal em revitalizar o certame tem vindo a dar frutos e, nesta edição de 2024, regista-se uma maior procura de empresas de nível regional e nacional para fazer parte da Feira do Ano, reflectindo-se num aumento de 17% de expositores.
Para além do programa de animação repleto de artistas que estão nos tops nacionais e que, de 31 de Agosto a 8 de Setembro, sobem ao palco em Montemor-o-Velho, a Feira do Ano assenta num modelo que tem no associativismo concelhio um dos seus principais parceiros, dando-lhe um lugar de destaque que vai desde o programa de animação até à gastronomia ou aos bares
Paralelamente à programação no recinto, a tradicional e secular Feira do Ano, das cebolas e da roupa velha, realiza-se entre os dias 4 e 8 de Setembro, podendo alguns sectores de actividades desenvolver-se entre os dias 31 de Agosto a 8 de Setembro. A Feira decorre na área adjacente à Pista de Atletismo, recinto da Feira Quinzenal e vias envolventes.
No dia 8 de Setembro as comemorações do Dia do Município acontecem na tenda institucional no recinto da Feira do Ano e é também o momento de homenagear e distinguir a dedicação à causa pública dos trabalhadores da Câmara Municipal pelos 25 anos de serviço, bem como personalidades que se destacaram e afirmaram no concelho de Montemor-o-Velho, nas áreas da cultura, do desporto, social, autárquico, humanitário e empresarial. O stand institucional na Feira do Ano acolhe também, a 6 de Setembro, a cerimónia de entrega das bolsas de estudo de excelência e mérito, que este ano distingue 64 estudantes.
Os artistas
Pedro Abrunhosa e Comité Caviar (dia 31, sábado), Maninho (dia 1, domingo), Romana (dia 2, segunda), Dillaz (dia 3, terça), D.A.M.A (dia 4, quarta), Van Zee (dia 5, quinta), Nuno Ribeiro (dia 6, sexta), Mariza (dia 7, sábado) e GNR (dia 8, domingo) vão fazer o muito público cantar e dançar. A tarde do último dia da Feira do Ano é também dedicada à família e aos mais pequenos, com o espectáculo da Miss Cindy a prometer um momento bem animado, com muita música e alegria.
Pelo palco 2 da Feira do Ano vão também passar o Folclore em Festa (dia 1), Luís Travassos e Convidados (dia 2), As Vozes do Século, as Músicas que fizeram Portugal (dia 3), Baluarte e Convidados (dia 4), Sax&Companhia (dia 5), Adelaide Sofia, Sílvio Girão Fado e Mickael Salgado (dia 6), Bandas em Festa (dia 7) e Bakas Band (dia 8).
A edição de 2024 cresceu e o recinto da Feira do Ano – Festas Concelhias conta com mais de 180 espaços repartidos pelos sectores institucional, artesanato concelhio, comércio, indústria e serviços, agrícola e automóvel, doçaria, café, tasquinhas e rural.