A Infraestruturas de Portugal (IP) vai realizar, entre os dias 26 e 28 de Agosto, uma intervenção de reparação dos pavimentos no acesso da rotunda da Quinta das Lages à rotunda frente ao Hotel D. Luís, assim como na própria rotunda. A operação vai implicar condicionamentos de trânsito no local, com cortes de via programados entre as 10h00 e as 17h00, de forma a evitar as horas de maior tráfego. A Câmara Municipal de Coimbra e a IP acordaram estas medidas para minimizar o impacto nas deslocações dos cidadãos.
Durante os três dias de obras, o trânsito será desviado pela Ponte Rainha Santa Isabel, seguindo em direcção à Avenida Mendes Silva e regressando novamente à ponte. Este percurso alternativo estará devidamente assinalado, e a fluidez do tráfego será garantida, especialmente na zona de inversão de marcha junto à Avenida Mendes Silva, onde o acesso directo à ponte será priorizado.
A intervenção será dividida em duas fases. A primeira fase decorrerá nos dias 26 e 27 de Agosto, durante a qual o trânsito será cortado no ramo descendente entre as rotundas do Hotel D. Luís e da Quinta das Lages. Na segunda fase, que terá lugar no dia 28 de Agosto, o corte de trânsito afectará o ramo ascendente entre as mesmas rotundas. Fora do horário das intervenções, a circulação retomará os seus trajectos habituais.
Além disso, a IP e a Câmara Municipal de Coimbra informaram que a conclusão dos trabalhos de pavimentação na Ponte Açude, suspensos em Julho, será realizada em dois sábados ainda a definir, antes do início do próximo ano lectivo. Estas intervenções serão planeadas para minimizar os constrangimentos à população, com a IP a tentar agendar os trabalhos nocturnos, sempre que possível, para evitar perturbações no trânsito diurno.