Coimbra está prestes a ser invadida pelo espírito vibrante do Luna Fest, um dos festivais de música mais aguardados, que vai quebrar as fronteiras da Praça da Canção e espalhar a sua energia por toda a cidade. Embora os concertos no recinto principal estejam agendados para os dias 6, 7 e 8 de Setembro, as celebrações começam já a 30 de Agosto, com uma série de eventos culturais.
Desde cinema a dj sets, passando por concertos, exposições de arte e performances teatrais, o Luna Fest estende os seus horizontes para além da música, oferecendo uma programação rica e diversificada.
A festa começa a 30 de Agosto, às 18h30, com o Luna Fest Cine, em colaboração com o Caminhos do Cinema Português. Na Casa do Cinema de Coimbra será exibido o documentário The Parkinsons: A Long Way to Nowhere, que retrata a história da mítica banda de Coimbra, os Parkinsons, através de imagens de bastidores, concertos e entrevistas. No dia seguinte, à mesma hora, será a vez do clássico dos anos 80, Pretty in Pink, ser exibido, proporcionando uma experiência cinematográfica nostálgica.
De 2 a 7 de Setembro, a Lucky Lux será palco de vários dj sets ao longo das tardes, com o Luna Fest a juntar-se à Lux Records para apresentar um novo espaço: o Palco Lux, onde nove artistas nacionais vão mostrar o seu talento. No dia 4 de Setembro, às 18h30, no Grémio Operário de Coimbra, Paul Oak, acompanhado por Pedro Renato do Belle Chase Hotel, apresenta o seu álbum de estreia Out of His Head, uma obra introspectiva e emocionalmente carregada. Mais tarde, nessa noite, o Salão Brazil será palco de dois concertos em parceria com o Jazz ao Centro Clube: Cariño Muerto e Chuascape, prometendo uma noite cheia de sons únicos e experimentais.
A exposição de fotografia STARDUST, de Pedro Medeiros, estará patente na Galeria de Arte – Casa da Mutualidade de 5 de Setembro a 8 de Outubro. Com 50 fotografias a preto e branco captadas durante a edição anterior do Luna Fest, esta exposição oferece um olhar disruptivo e não convencional sobre o festival.
Nos dias 6 a 8 de Setembro, o Coolaboola acolhe uma série de Meet & Greets e dj sets, reunindo artistas e fãs num dos espaços mais icónicos de Coimbra. E no sábado, 7 de Setembro, pelas 16h00, as Escadas do Quebra Costas serão palco de uma performance teatral em parceria com o Coimbra IMPRO, um grupo dedicado ao teatro de improviso.
A já conhecida programação musical do Luna Fest, o festival mais rock’n’roll de Portugal, trará nomes sonantes ao palco principal na Praça da Canção. Entre eles, The Legendary Tigerman, Theatre of Hate, The Psychedelic Furs e Jon Spencer, prometem noites de pura energia e rock. Devido a um imprevisto, os Mão Morta não poderão actuar, mas a última noite do festival, a 8 de Setembro, contará com os So DeaD, Club Makumba e vários outros nomes internacionais que garantirão um final apoteótico.