Desde o início de 2024, o Município de Pampilhosa da Serra já canalizou mais de 147 mil euros para o apoio ao tecido empresarial da região, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo. Este regulamento, que pelo segundo ano consecutivo conta com uma dotação de 250 mil euros no Orçamento Municipal, tem como objectivo estimular o desenvolvimento económico local.
Em dois momentos distintos, nos meses de Junho e Agosto, foram assinados 16 contratos com empresários do concelho, viabilizando a atribuição do apoio financeiro. Na maioria dos casos, este apoio cobre até 70% do investimento realizado, com um limite de comparticipação a fundo perdido de 10 mil euros.
O presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, destacou a importância deste mecanismo de apoio, afirmando: “Não é dar dinheiro, é dizer que para quem investir, modernizar e melhorar, a Câmara Municipal está lá ao lado”. O autarca sublinhou ainda que este apoio é “regularmente fiscalizado”, garantindo total transparência na gestão de dinheiros públicos.
Os projectos de investimento contemplados nestes contratos totalizam um valor previsto de 267.179,11 euros, visando a requalificação das empresas e dos serviços prestados em áreas como a eficiência energética, modernização tecnológica e aumento da capacidade de produção, entre outras.
Os apoios financeiros definidos pelo Regulamento de Apoio ao Empreendedorismo variam entre 60% e 80% do investimento, com um limite máximo de 10 mil euros. Estes montantes podem ser majorados, dependendo da idade do requerente ou da natureza do projecto, e incluem ainda incentivos ao arrendamento e à criação do próprio emprego.