Coimbra  6 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pavilhão Centro Portugal acolhe mostra original de José Daniel Abrunheiro

22 de Agosto 2024 Jornal Campeão: Pavilhão Centro Portugal acolhe mostra original de José Daniel Abrunheiro

Na próxima terça-feira, dia 27, pelas 15 horas, vai ser inaugurada no Pavilhão Centro de Portugal, no Parque Verde do Mondego, uma original exposição póstuma de pinturas de José Daniel Abrunheiro, retratando dezenas de poetas portugueses.
Recorde-se que José Daniel Abrunheiro foi um artista polifacetado (pintor, poeta e cantor), nascido em Coimbra em 1948 e que faleceu em Março do ano passado.
Em 1999, para assinalar 25 anos de carreira artística, decorreu uma elogiada exposição retrospectiva na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. Ao longo dos tempos, trabalhos seus integraram centenas de exposições de pintura, individuais e coletivas.
Em termos profissionais, José Daniel Abrunheiro especializou-se na concepção e criação gráfica, tendo trabalhado 18 anos para as Fábricas Triunfo e, mais tarde, para a Poceram. Foi também autor das capas e de grafismo de diversas publicações, entre as quais a revista Vértice, bem como de livros de António Arnaut.
Destacou-se como retratista talentoso, tendo fixado na tela destacadas figuras. Refira- se, por exemplo, que foi o autor dos retratos a óleo dos Reitores da Universidade de Coimbra Rui Alarcão e Fernando Rebelo.
Nos últimos anos, dedicou-se a pintar poetas portugueses – uma temática que aliava a pintura à poesia e que acabou por ser interrompida quando a doença grave o atingiu. Ainda assim, retratou mais de uma centena de poetas, desde os mais famosos até outros menos conhecidos.
E são essas pinturas que vão agora ser expostas nesta original mostra no Pavilhão Centro de Portugal, onde poderão ser apreciadas até ao dia 13 de Setembro, entre as 14h30 e as 17 horas.