O Município de Soure promoveu recentemente uma nova edição do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, no âmbito da candidatura submetida ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), que apoia esta iniciativa.
Este programa juvenil visa a preservação da natureza e das florestas, bem como a protecção dos respectivos ecossistemas. O objectivo principal é sensibilizar a população para a importância da preservação ambiental, prevenir incêndios florestais e outras catástrofes de impacto ambiental, e ainda monitorizar e recuperar territórios.
Nesta edição, o Município acolheu quatro jovens do concelho que estão agora em campo, realizando acções de sensibilização junto da comunidade. Estes jovens estão empenhados em fazer vigilância móvel, distribuindo folhetos informativos sobre a realização de queimas de sobrantes agrícolas e florestais, e queimadas.
A iniciativa visa aumentar a consciencialização dos munícipes para os riscos de incêndio e alertar para as medidas preventivas, especialmente com o final do período crítico de incêndios a aproximar-se e o aumento das queimas e queimadas.
O IPDJ, I.P. é responsável pelo financiamento desta candidatura, enquanto o Município de Soure assegura o transporte e o material necessário para as actividades do programa. Os Serviços Municipais de Protecção Civil acompanham a iniciativa, contribuindo com a sua experiência na implementação e desenvolvimento do projecto ao longo dos anos.