Foi ontem divulgado no Diário da República o lançamento do Concurso Público para a contratação de serviços de consultoria especializada, com o objectivo de desenvolver os Planos Directores 2040 para os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, conforme estabelecido nos Planos de Actividades e Orçamento 2024-2026 das respectivas Administrações Portuárias.
A elaboração destes Planos Directores permitirá não só avaliar a competitividade actual dos portos, como também criar um plano de ordenamento para as suas áreas de jurisdição, definir estratégias de desenvolvimento e garantir a sua integração com as regiões circundantes. Além disso, será possível aprofundar o plano de implementação das estratégias previstas para 2035 e definir as acções a serem executadas após essa data.
Com o horizonte temporal de 2040 em vista, os trabalhos irão incluir a revisão dos planos estratégicos de ambos os portos, assegurando que as Administrações Portuárias disponham de ferramentas de gestão actualizadas, capazes de responder aos novos desafios do mercado, às necessidades das empresas e às prioridades políticas nacionais e europeias, especialmente nas áreas de descarbonização, digitalização e intermodalidade.
Também será feita uma actualização das estratégias de desenvolvimento, assim como da Missão, Visão e Objectivos Estratégicos para os anos 2035 e 2040. No que toca à sustentabilidade, os planos deverão basear-se em princípios como a auto-suficiência energética e ambiental, incluindo a neutralidade carbónica, a utilização de energias renováveis, a eficiência energética, a gestão sustentável dos recursos hídricos e de resíduos, e a promoção da biodiversidade.
O valor base do concurso é de 150 mil euros, com um prazo de execução de 240 dias, sendo o prazo para a submissão de propostas até 30 de Setembro.