Coimbra  15 de Setembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede acolhe terceira edição da Rota do Coração no dia 29 de Setembro

21 de Agosto 2024 Jornal Campeão: Cantanhede acolhe terceira edição da Rota do Coração no dia 29 de Setembro

No próximo dia 29 de Setembro, entre as 10h00 e as 16h00, o Parque de São Mateus, em Cantanhede, será palco da terceira edição da Rota do Coração. Esta iniciativa, organizada no âmbito do projecto “Cantanhede Unida Pelo Coração”, visa sensibilizar a população para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares através de um conjunto diversificado de actividades.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de envolver-se em acções promotoras de um estilo de vida saudável e realizar avaliações de risco cardiovascular. A iniciativa é fruto de uma parceria entre diversas instituições de saúde, empresas e organizações locais, unidas pelo objectivo comum de promover comportamentos saudáveis na comunidade.

A organização conta com o apoio da delegação do Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, do núcleo da FPC – Caminheiros de Cantanhede, da UCC de Cantanhede/ACeS Baixo Mondego, do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, do Centro de Medicina Reabilitação Região Centro – Rovisco Pais, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, da Câmara Municipal de Cantanhede e da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

O programa do evento disponibiliza, de forma gratuita, a participação em actividades como zumba, aeróbica, body balance, treino funcional, ténis, pilates, yoga e chi kung, além de permitir o acesso a profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e técnicos de diagnóstico e terapêutica. Os participantes também serão informados sobre a importância de uma alimentação equilibrada, os perigos do consumo de álcool, a cessação tabágica e a gestão do stress, com possibilidade de experimentar massagens de relaxamento e reiki.

Adicionalmente, a Rota do Coração deste ano inclui uma acção de sensibilização para a emergência cardiovascular e Suporte Básico de Vida. Na edição anterior, o evento mobilizou mais de duas centenas de pessoas, com destaque para a realização de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) e avaliações de risco cardiovascular, que contaram com quase uma centena de participantes.

A edição de 2023 contou com a colaboração das Unidades de Saúde de Cantanhede, dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, do INEM, da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, da Inova e de vários ginásios e clínicas locais, entre outros parceiros.