O Município de Cantanhede dá início, a 18 de Setembro, ao terceiro quadrimestre de 2024 das “Tardes Comunitárias”, um projecto de intervenção social destinado a estimular a interacção psicossocial da população sénior através de actividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas. A sessão inaugural será dedicada aos benefícios de ter animais de companhia, abordando o impacto positivo destes na saúde física e emocional, assim como na redução da solidão e promoção do bem-estar.
Ao longo dos próximos três meses, as “Tardes Comunitárias” irão proporcionar um vasto leque de sessões e actividades, que incluem temas como nutrição, protecção civil, voluntariado e literacia financeira. Estas iniciativas têm uma forte componente didáctica e formativa, concebidas para despertar o interesse de um público com mais de 55 anos, oferecendo-lhes oportunidades de valorização e realização pessoal.
As actividades decorrerão todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, em diversos locais do concelho. O programa contempla exercícios físicos, debates sobre saúde e segurança, workshops de artes plásticas, sessões de literatura, visualização de filmes, e visitas guiadas, entre outras.
As inscrições podem ser realizadas na Casa Francisco Pinto, em Cantanhede, ou através dos contactos telefónico e correio electrónico disponibilizados pelo Município. As sessões decorrem em locais como a Biblioteca Municipal e o Museu da Pedra, sendo algumas actividades realizadas ao ar livre, como caminhadas na natureza.
Este projecto, com o lema “Dar Mais Vida aos Anos”, pretende não só ocupar o tempo livre dos seniores, mas também criar momentos de partilha e convivência, valorizando a experiência de vida dos participantes.
Programa das sessões