O Convento São Francisco, em Coimbra, irá receber a conferência “Coimbra: 10 anos do Europa Criativa e o papel das Redes Culturais no Futuro da Europa” nos dias 23 e 24 de Setembro. Co-organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, a Culture Action Europe e o Centro de Informação Europa Criativa, a iniciativa visa discutir o impacto das redes culturais e do networking cultural na definição do futuro da Europa.
No âmbito das celebrações do 10.º aniversário do programa Europa Criativa, da União Europeia, a conferência tem como objectivo destacar a importância das redes culturais e explorar como estas podem influenciar o futuro dos sectores cultural e criativo. A participação no evento é gratuita, com inscrição prévia obrigatória, e as inscrições já estão abertas.
O programa da conferência inclui uma série de sessões e debates. No dia 23 de Setembro, a partir das 14h30, será realizada uma sessão sobre os resultados do Europa Criativa em Portugal, seguida por um painel sobre “Como aceder a financiamento europeu” às 17h00, com a presença de representantes de diversos programas europeus. O dia encerra com um sunset drinks no jardim do Convento São Francisco.
No dia seguinte, 24 de Setembro, a conferência será dedicada às “Redes Culturais e o Futuro da Europa”. A sessão de abertura começa às 10h00 e, meia hora depois, terá início um debate sobre “Qual o papel das Redes Culturais no Futuro da Europa?”. O programa inclui também uma discussão sobre “Oportunidades transnacionais em criação e performance”, bem como dois “Círculos de Diálogo” abordando temas como diversidade cultural, cultura e fronteiras, e outros. O evento terminará com uma sessão sobre “Trabalho em rede a nível nacional e transfronteiriço” às 17h00, seguindo-se a sessão de encerramento às 17h30.
A conferência será realizada em português e inglês, sem tradução simultânea, e não haverá transmissão em streaming.