Coimbra  5 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra representa apenas 0,5% do mercado de casas de luxo em Portugal

19 de Agosto 2024 Jornal Campeão: Coimbra representa apenas 0,5% do mercado de casas de luxo em Portugal

O mercado imobiliário de luxo em Portugal está concentrado em grande parte nos distritos de Lisboa, Faro e Porto, que juntos albergam 81% das casas disponíveis com preços superiores a um milhão de euros. Este número faz parte de um universo de mais de 12.000 imóveis de luxo anunciados em plataformas como o idealista no início de Agosto.

Lisboa lidera o ranking, com 44,6% das propriedades de luxo, seguida por Faro (24,9%) e Porto (11,2%). Outras regiões com uma presença significativa neste segmento incluem Setúbal (5,2%) e a ilha da Madeira (4,3%).

No contexto nacional, Coimbra detém uma quota modesta de 0,5% deste mercado, colocando-a na parte inferior do ranking, juntamente com outros distritos e ilhas que também registam percentagens inferiores a 1%, como Viana do Castelo, Aveiro e Beja. No entanto, é relevante notar que mesmo em regiões com menor presença no mercado de luxo, ainda existem ofertas disponíveis para potenciais compradores.

No que diz respeito às propriedades mais exclusivas, aquelas com valores superiores a três milhões de euros, a concentração é ainda mais evidente. Lisboa, Faro e Setúbal são as principais localizações para estas casas, sendo que Coimbra não figura entre as regiões com ofertas nesta faixa de preços.

Apesar da distribuição desigual, a presença de imóveis de luxo em praticamente todos os distritos e ilhas portuguesas sublinha a expansão e diversificação do mercado imobiliário de luxo em Portugal.