Na tarde do dia 11 de Agosto decorreu a cerimónia comemorativa do aniversário da Declaração de Utilidade Pública atribuída à Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata, pela Presidência do Conselho de Ministros em Julho de 2021. O evento contou com a participação do Município de Pampilhosa da Serra, um dos cinco fundadores da Fundação.
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, que recentemente aceitou integrar o Conselho de Curadores como um dos 20 novos membros, abriu a sessão de boas-vindas. Durante o seu discurso, o autarca recordou a constituição formal da Fundação em 2010, “por iniciativa de um grupo de curadores liderado pela Dra. Telma Barata”, viúva do patrono da Fundação, com o apoio essencial de Carlos Rebelo. Custódio sublinhou ainda que o objectivo principal da Fundação é “tentar ir onde outros organismos do estado central não vão”, reconhecendo que, apesar dos apoios existentes nas áreas social e educativa, nem sempre é possível alcançar todos os necessitados.
Durante a cerimónia, foram destacados dois programas de apoio, implementados pela Fundação e ainda em vigor, que têm vindo a ajudar estudantes e seniores economicamente desfavorecidos do concelho. O Programa Educação+, criado em 2015, apoia alunos do ensino superior através de bolsas de estudo que podem chegar a um total de 6 mil euros por aluno. Até à data, este programa já beneficiou 13 alunos, totalizando 59 mil euros em apoios.
Outro programa relevante é a parceria estabelecida em 2018 com a Associação Dignitude, que permite aos beneficiários aceder a medicamentos prescritos através do cartão abem. Este apoio já beneficiou 93 pessoas do concelho, resultando na entrega de cerca de 5.500 embalagens de medicamentos até ao primeiro semestre de 2024, representando uma poupança total de 18.425 euros, dos quais a Fundação suportou mais de metade.
A cerimónia ficou ainda marcada pelas intervenções emocionadas de Ana Brito e António Henriques Gaspar, que recordaram o legado de José Fernando Nunes Barata, uma figura profundamente enraizada no coração de Pampilhosa da Serra e das comunidades a que dedicou a sua vida.
No final do evento, todos os curadores da Fundação receberam uma lembrança evocativa e foi oficializada a posse dos novos membros do Conselho de Curadores. Entre os novos curadores, encontram-se os nomes de Jorge Custódio, Ana Rita Pereira, Jorge Pires, Jorge Neves, Paula Urbano, António Lopes, Jorge Mendes, Paula Margarido, Carlos Carreiras, António Gomes Gaspar, Bruno Pereira, Luís Lameiras, Diogo Pereira, Carlos Henriques da Cunha, Mónica Antunes, Tiago Mendes, Paulo Reis, Pedro Reis, Jorge Reis e António Ramos.