A Câmara Municipal de Coimbra informou ontem (12) que foi emitido um aviso prévio de greve pelos trabalhadores da ERSUC, empresa responsável pelo tratamento de resíduos no litoral Centro. A greve terá início às 00h00 de quinta-feira, dia 15 de Agosto, e prolongar-se-á até às 24h00 de domingo, dia 18 de Agosto.
Face a esta situação, a autarquia de Coimbra apela à população para que reforce a redução da produção de resíduos durante o período da greve, adoptando comportamentos que evitem a acumulação de lixo na via pública, com especial atenção para os resíduos valorizáveis, como papel, plástico e vidro. A CM de Coimbra alerta que, apesar de o Tribunal Arbitral ter decretado a prestação de serviços mínimos, é previsível que haja constrangimentos na entrega de resíduos no Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos (CITVRU), gerido pela ERSUC.
A ERSUC, Resíduos Sólidos do Centro, S.A., possui a concessão do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro, que abrange 36 municípios, incluindo Coimbra. A empresa gere ainda dois aterros sanitários, um dos quais localizado no concelho, que fazem parte dos CITVRU e onde são depositados, mediante pagamento, os resíduos urbanos que não são valorizáveis ou que não são enviados para valorização.
Perante este cenário, a Câmara Municipal de Coimbra reforça o apelo à colaboração da população, sublinhando a importância de minimizar a produção de resíduos, especialmente os valorizáveis, durante o período de greve, de modo a mitigar os impactos na limpeza urbana.