Coimbra  6 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Expo Cernache divulga o melhor da freguesia 

13 de Agosto 2024 Jornal Campeão: Expo Cernache divulga o melhor da freguesia 

De 23 a 25 de Agosto todos os caminhos vão dar à Expo Cernache 2024 para três dias de verdadeira festa.

O certame, que vai na sua 10.ª edição e que pretende contribuir para a afirmação de todo o concelho de Coimbra, valorizando, os diferentes aspectos comerciais, industriais e agrícolas, como importantes veículos da actividade económica, turística e cultural da região, conta com um programa eclético e diversificado, capaz de chegar a todos os gostos.

Paralelamente, este evento funcionará em conjunto com a “Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Típicos da Freguesia de Cernache”.

Durante a apresentação do certame, que decorreu na tarde desta terça-feira (13), no Museu Moinho das Lapas, Victor Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Cernache (JFC), revelou que a Expo Cernache visa essencialmente “promover o que de melhor se faz nesta freguesia”.

Com áreas como artesanato; empresas; agricultura; gastronomia; indústria, entre outras, o presidente afirmou que já estão inscritos mais de 80 expositores, sendo que prevê chegarem aos 90, rapidamente. “Este é um certame que continua a crescer de ano para ano”, disse.

Contudo, e apesar do objectivo ser o de promover a freguesia, Victor Carvalho reconhece que o certame está a alargar-se. “Já não podemos dizer que é só da freguesia de Cernache porque já ultrapassou as fronteiras da nossa freguesia. Já temos expositores de outros distritos e concelhos”, reforçou.

O sector do artesanato é o que mais recebe expositores, tendo para este ano mais de 20 inscritos. Já na gastronomia há nove grandes associações da zona que vão marcar presença.

Para além das típicas barraquinhas, onde é possível apreciar produtos típicos da região e degustar os comes e bebes confeccionados pelas próprias colectividades, haverá também brincadeiras para os mais pequenos com insufláveis dentro do Pavilhão Multiusos. O certame contará com dois palcos para a apresentação dos espectáculos.

Quanto ao programa musical, “é um cartaz bastante ecléctico que vai desde o fado, ao folclore, bailaricos, rock, kizomba, cavaquinhos, entre outros, e que é para todos os gostos”, anunciou Marco Cruz, responsável pelo Museu.

O primeiro dia vai contar, pelas 21h30, com a actuação de Maria Rita, jovem que participou no The Voice Kids. Meia hora depois canta o popular Rui Alves e a fechar a noite, pelas 23h30, está o grupo Rockluso.

No sábado (24), às 18h00, apresentam-se os Cavaquinhos Cantares à Solta – Escola Música da JFC e às 19h00 o artista Mickael Salgado. Telmo Rodrigues também subirá a palco nesse dia pelas 22h00. O momento alto da festa está guardado para as 23h30 com o espectáculo de Iran Costa.

Para o último dia está reservado o XXXV Encontro de Tradições, pelas 16h30, as Concertinas Sons de Casconha, às 19h00, e Roda Viva, às 20h00.

A organização estima um investimento de 20 mil euros para a realização da Expo Cernache, sendo que contará com um apoio de 2.500 euros por parte da Câmara Municipal de Coimbra. Ao todo são esperadas mais de 10 mil pessoas durante os três dias de festa. A entrada no certame é gratuita.

A Junta de Freguesia de Cernache convida, ainda, a visitarem a exposição “50 anos de Abril – Mulheres de Abril somos. Com igualdade temos futuro”, presente no Museu Moinho das Lapas, e da autoria do Movimento Democrático de Mulheres. A exposição pretende lembrar a Revolução do 25 de Abril, “a revolução que se dá na vida das mulheres, a alegria da sua participação pela conquista da igualdade, salvaguarda dos seus direitos. Lembrar que o tempo de luta das mulheres continua…”. A sessão de abertura decorre no dia 17 de Agosto pelas 17h00.