A Misericórdia – Obra da Figueira manifestou uma nota de pesar pelo falecimento de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP).
Considerando-o “bom e saudoso amigo”, a Misericórdia relembra que José Manuel Constantino entre 2015 e 2019 e em 2023 integrou o Júri da Bienal Prémios Bento Pessoa-Casino Figueira, coordenado por Joaquim de Sousa, provedor da Misericórdia, sendo que em 2021 foi premiado na 8.ª edição, na categoria de Dirigente.
Em 2019 o Comité Olímpico recebeu, por sua iniciativa, a Reunião do Júri daqueles Prémios, a primeira realizada fora da Figueira da Foz.
“Recordando com muita saudade a sua inesquecível personalidade e integridade, endereçamos ao Comité Olímpico a nossa solidariedade”, lamenta.
José Manuel Constantino morreu, no domingo (11), aos 74 anos, em Lisboa. “O nosso presidente há muito lutava contra a doença e foi-nos dando ano após ano, dia após dia, exemplos de grande tenacidade na liderança da organização. A todos os familiares e amigos apresentamos sentidas condolências”, revelou o COP numa nota divulgada durante a cerimónia de encerramento dos Jogos Paris2024.
José Manuel Constantino presidia ao COP desde 26 de Março de 2013, quando sucedeu a Vicente Moura, no auge da sua experiência no dirigismo desportivo, após liderar o Instituto de Desporto de Portugal, antecessor do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e a Confederação de Desporto de Portugal.
Com vários livros e inúmeros artigos publicados sobre desporto, era um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.
Neste último reconhecimento, em 22 de Novembro de 2023, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), o Presidente da República dirigiu-se directamente a Constantino, elogiando-o: “O desporto português aprendeu consigo”.
Em 2000, o seu primeiro projecto de âmbito nacional quando assumiu a presidência da Confederação do Desporto de Portugal, cargo que abandonou em 2002 para comandar o Instituto do Desporto de Portugal (IDP).
Entretanto, em 2001, foi membro do Conselho de Fundadores da Fundação do Desporto e de 2001 a 2005 integrou o Conselho Superior do Desporto.
José Manuel Constantino foi também presidente da Comissão de Coordenação Nacional do Ano Europeu de Educação pelo Desporto (2003–2004).
De 1996 a 2002, assumiu a direcção do departamento dos Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Oeiras e entre 2006 e 2013 presidiu ao Conselho de Administração da Oeiras Viva, EEM.