Coimbra  29 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada aprova nome de Augusto Mamede para rua em Casal Comba

8 de Agosto 2024 Jornal Campeão: Mealhada aprova nome de Augusto Mamede para rua em Casal Comba

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, na reunião do Executivo realizada na segunda-feira, dia 5 de Agosto, a atribuição do nome de Augusto Mamede a uma rua em Casal Comba, em resposta a uma proposta apresentada pela Junta de Freguesia local.

A proposta visa não apenas alterar e reorganizar a toponímia da zona central de Casal Comba, mas também prestar uma homenagem a Augusto Mamede, um antigo autarca com um histórico de dedicação à comunidade. Esta iniciativa surgiu após a manifestação de vontade de um grupo informal de amigos, com o qual a Junta de Freguesia de Casal Comba se associou.

António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, elogiou a proposta da Junta, destacando-a como uma iniciativa “interessante” que homenageia um defensor da democracia e um lutador que contribuiu significativamente para várias associações. Franco relembrou os vários cargos ocupados por Mamede, incluindo o de vereador.

Os restantes vereadores corroboraram as palavras do presidente, sublinhando a importância de realizar esta homenagem em vida. Augusto Mamede continua activo no movimento associativo local e é considerado “um nome forte do concelho da Mealhada e uma referência local, regional e até nacional.”

A homenagem oficial a Augusto Mamede ocorrerá no próximo dia 15 de Agosto, durante o Festival de Folclore de Casal Comba, um evento que ele próprio ajudou a criar. A Junta de Freguesia justificou a homenagem ao destacar o incansável compromisso de Mamede com a freguesia e o concelho, especialmente no período pós-25 de Abril.

Com 81 anos de idade, Augusto Gomes Simões Mamede dedicou 67 desses anos ao Rancho São João, onde ainda hoje exerce a função de presidente da direcção.