A 10.ª edição da Coimbra Space Summer School (CSSS) vai realizar-se nas instalações do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, nos dias 4, 5 e 6 de Setembro. As inscrições estão abertas até 31 de Agosto e podem ser efectuadas através do website da CSSS.
Destinada a estudantes do Ensino Superior, investigadores, empreendedores e entusiastas da economia espacial, a CSSS visa fomentar o desenvolvimento de ideias de negócio que integrem a tecnologia espacial para aplicações terrestres. O evento promove a criação de serviços e produtos inovadores que possam melhorar a vida na Terra, utilizando activos espaciais.
Este ano, a CSSS tem como tema “o pico solar de 2025”, com foco no ciclo solar actual e na actividade das manchas solares, incluindo explosões solares e tempestades geomagnéticas. O programa da edição de 2024 inclui conferências e sessões de mentoria com especialistas em espaço, inovação e empreendedorismo, bem como oportunidades de networking com a comunidade espacial portuguesa. Destaca-se a visita ao Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), onde os participantes terão acesso à Febrada Astronómica e à Observação Nocturna.
Tal como na edição anterior, a escola de Verão contará com a presença de estudantes internacionais do Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias — GeoPlaNet, promovido pelas Universidades de Coimbra, Nantes (França) e Gabriele d’Annunzio di Chieti/Pescara (Itália).
A iniciativa é organizada pelo IPN, que coordena o ESA Space Solutions Portugal, em colaboração com o OGAUC, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o Mestrado GeoPlaNet.