O concurso público para a empreitada de construção da nova Unidade de Convalescença e Hospital de Dia do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), pertencente à Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego (ULSBM), será publicado em Setembro, com um valor estimado de 3,1 milhões de euros.
Com a nova unidade espera-se aumentar o número de cirurgias realizadas e de utentes em tratamento, além de criar melhores condições de atendimento, conforto e segurança tanto para utentes como para profissionais.
A nova Unidade de Hospital de Dia será construída especificamente para responder às necessidades deste tipo de doentes, aumentando a capacidade de realização de tratamentos em regime ambulatório.
A Unidade de Convalescença contará com 20 camas, expandindo a tipologia de serviços actualmente oferecidos pelo HDFF. Esta unidade permitirá que os doentes continuem a receber cuidados numa área dedicada à recuperação integral de funcionalidades, essencial para pacientes pós-cirurgia ou vítimas de AVC. Além disso, possibilitará um aumento no número de cirurgias realizadas no HDFF.
O projecto faz parte da meta i2.1, que visa alargar o número de camas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, no âmbito da reforma re-r02: Reforma da Saúde Mental. O investimento, no valor total de 3.182.900,76 euros, será parcialmente financiado pelo PRR da União Europeia – NEXGenerationEU, com 840.000,00 euros, e o restante montante de 2.342.900,76 euros será coberto pelo orçamento da ULSBM. A conclusão da obra está prevista para o final de 2025.