Um homem de 29 anos, residente na zona de Tábua, foi detido pela alegada prática de crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais, no valor aproximado de 150 mil euros, anunciou ontem a Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, a PJ informa que a detenção foi levada a cabo pela Diretoria do Centro, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público, no Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra (DIAP) de Coimbra.
“Desde 2021 que o detido praticava as burlas através da plataforma ‘MarketPlace’, do ‘Facebook’, anunciando a venda de automóveis e de outros bens”, descreve.
Segundo a PJ, para receber as quantias monetárias, o homem de 29 anos recorria a terceiros, que “instrumentalizava, levando a que deixassem que as suas contas bancárias fossem utilizadas como destino das transferências efetuadas pelas vítimas, e que, depois, procedessem ao levantamento desses montantes, que entregavam ao autor dos crimes”.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.