Jorge Brito, Rui Sampaio, Emílio Torrão, Raul Almeida e Luís Filipe
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra lançou, neste primeiro dia de Agosto, um guia com cerca de uma centena de páginas (também disponível online) com 107 áreas balneares desde a costa até à serra, onde se podem encontrar 70 praias (fluviais e de mar) e 37 piscinas descobertas.
“Esta compilação convida a explorar os tesouros naturais da nossa região e é um guia que, acima de tudo, convida à descoberta e ao convívio”, referiu Emílio Torrão, presidente da CIM, na apresentação que decorreu na praia fluvial da Peneda, em Góis.
Fica patente para todos que a Região de Coimbra (que abrange 19 concelhos) é rica em recursos hídricos, com rios, ribeiras, praias e piscinas que escondem verdadeiros presentes da natureza, com o guia a levar os visitantes numa viagem pelas melhores praias e áreas balneares, desde as mais naturais e paradisíacas até às mais familiares e bem equipadas.
Conforme sublinhou Emílio Torrão, a Região de Coimbra tem 31 praias acessíveis “para todos”, 28 praias galardoadas com Bandeira Azul e 25 praias que, pela qualidade da água, foram distinguidas com Qualidade de Ouro. O também presidente da Câmara de Montemor-o-Velho justificou que o guia “é um instrumento que nos permite conhecer melhor o nosso território, valorizando a sua riqueza e diversidade”.
Após as boas-vindas dadas pelo presidente da Câmara de Góis, Rui Sampaio, o secretário-executivo da CIM, Jorge Brito, justificou que este guia de praias e áreas balneares se enquadra na estratégia da Região de Coimbra do turismo de mar, natureza e de bem-estar, complementando as áreas do turismo cultural, gastronónimo e enoturismo, assim como de negócios. No essencial, disse, “é um convite à descoberta do território”.
Sustentabilidade ambiental
Para o presidente da entidade regional Turismo Centro Portugal,a CIM Região de Coimbra “está de parabéns” pela compilação de uma oferta com muita procura, que se enquadra na sustentabilidade ambiental, social e económica. Segundo Raul Almeida procura-se, também, dar resposta ao aumento da procura turística, que no Centro registou uma subida de 5% nas dormidas e de 14,7% nos proveitos resultantes do turismo.
Na apresentação, onde também participou Nuno Bravo, da Agência Portuguesa do Ambiente, o representante da Comissão de Coordenação, Luís Filipe, e vogal do programa Centro 2023, sublinhou que esta oferta de áreas balneares da Região de Coimbra reforça “a lógica de coesão territorial, gera valor e demonstra um trabalho em rede”.
O guia agora lançado contém informações detalhadas sobre cada praia e área balnear, incluindo localização, condições de acesso, serviços disponíveis (restaurantes, bares, vigilância, etc.), assim como dicas para que todos possam desfrutar destes locais em segurança, respeitando o ambiente e as regras de utilização.
Podem-se também encontrar no guia sugestões de visitas ao património cultural e histórico dos concelhos, procurando assim promover também mais estadias na região. Para além disso, complementa o “Guia Região de Coimbra Grátis” e as propostas apresentadas nos 9 Roteiros de 3 Dias que a CIM Região de Coimbra elaborou, procurando assim, dinamizar e promover o turismo nos 19 concelhos
LEGENDA