Na fotografia Daniel Minozzi, CMO da Nanox
A Nanox Tecnologia, uma empresa brasileira especializada em nanotecnologia e novos materiais, vai estabelecer a sua base de operações na Europa através da Figueira da Foz. A empresa optou pela Incubadora Mar&Indústria para instalar o seu laboratório inicial, enquanto se encontram em curso a construção das suas instalações permanentes no Parque Industrial da Gala.
Fundada em 2004, a Nanox é reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento de soluções antimicrobianas inovadoras que podem ser aplicadas a uma vasta gama de materiais, incluindo metais, vidro, cerâmica, madeira, fibras e plásticos. Estas soluções visam prolongar a vida útil dos produtos e contribuir para um futuro mais sustentável, ao melhorar a durabilidade dos materiais e reduzir a necessidade de extracção de recursos naturais e a geração de resíduos.
No Brasil, a Nanox opera duas unidades produtivas que fabricam mais de 50 produtos biocidas e de controlo de microrganismos, e possui laboratórios de microbiologia dedicados ao controlo e desenvolvimento das suas aplicações. Além disso, a empresa mantém uma unidade nos EUA focada em inteligência de mercado e propriedade intelectual.
A decisão de expandir para a Europa surge da sólida presença da Nanox nos mercados brasileiro e norte-americano. “A escolha da Incubadora Mar&Indústria faz todo o sentido para nós devido ao ambiente colaborativo que essas estruturas proporcionam. A proximidade com o Parque Industrial da Figueira da Foz, onde estamos a implementar um centro de desenvolvimento de materiais funcionais e um stock local para atender o mercado europeu e exportações, também foi um factor crucial. A incubadora oferece um ambiente dinâmico e todas as condições necessárias para o desenvolvimento e comercialização das nossas tecnologias e produtos”, afirma Daniel Minozzi, CMO da Nanox.
Minozzi acrescenta: “Estamos numa fase de expansão internacional e pretendemos aproveitar o ecossistema de Portugal para evoluir, desenvolvendo e produzindo a nossa linha actual de produtos, bem como novas tecnologias de materiais através de parcerias com universidades, institutos de pesquisa e indústrias europeias. O nosso objectivo é inovar o mercado de nanotecnologia e materiais, ocupando lacunas existentes e oferecendo soluções mais sustentáveis e seguras”.
Para a Incubadora Mar&Indústria, a chegada da Nanox representa um marco significativo. “Receber a Nanox é uma prova do nosso compromisso em atrair empresas inovadoras e promover o desenvolvimento económico e tecnológico da região”, afirma um representante da incubadora.
Nas próximas semanas, a Nanox começará as suas operações na Incubadora, estabelecendo contactos com parceiros estratégicos e integrando-se no ecossistema empresarial nacional.