Coimbra  26 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Movimento manifesta-se por uma Figueira da Foz sem touradas

26 de Julho 2024 Jornal Campeão: Movimento manifesta-se por uma Figueira da Foz sem touradas

Este sábado, dia 27, o movimento Figueira Sem Tourada realiza uma acção de protesto contra a realização do evento tauromáquico que irá acontecer nessa noite na Figueira da Foz.

Esta acção terá início pelas 21h00 em frente ao Coliseu Figueirense, seguindo-se uma marcha pelas ruas da cidade até à Esplanada Silva Guimarães, com o objectivo da “sensibilização dos figueirenses e turistas para a tortura de seis touros que estará a acontecer naquele momento na cidade”.

“O objectivo desta acção de protesto não será somente o de repudiar a tauromaquia, mas também o de sensibilizar a população em geral para a necessidade de unir esforços por uma causa que sabemos ser comum à maioria dos figueirenses”, refere o movimento.

A Figueira Sem Tourada defende “a abolição das práticas tauromáquicas na Figueira da Foz por denotar valores contrários a tudo o que uma sociedade moderna e evoluída defende, com a agravante de esta actividade usufruir de financiamento, promoção e mediatismo por parte de entidades públicas”.

O movimento refere que “tem estado e continuará presente para protestar e repudiar contra as touradas realizadas na cidade, tal como aconteceu nos anos transactos e, infelizmente, repetir-se-á este ano”.

A Figueira Sem Tourada foi criada em 2017, com o objectivo de “alertar e sensibilizar os figueirenses contra um acto bárbaro de tortura animal, que retira toda a ética e moralidade da sociedade e que em nada dignifica o ser humano”.

O movimento defende “uma sociedade justa, pautada pelo respeito e compaixão para com todos os seres”, considerando que “infringir sofrimento a alguém, seja ele humano ou animal, deveria ser condenável e inadmissível, pelo que devem ser realizados todos os esforços para erradicar estas práticas na nossa sociedade”.