Coimbra  26 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Concurso da Linha de Alta Velocidade entre Oiã e Soure inclui a Estação de Coimbra

26 de Julho 2024 Jornal Campeão: Concurso da Linha de Alta Velocidade entre Oiã e Soure inclui a Estação de Coimbra

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso internacional para a parceria público-privada no segundo troço da Linha de Alta Velocidade, entre Oiã e Soure, com as propostas a poderem ser apresentadas até Janeiro de 2025.

O concurso de concessão, o segundo a ser lançado no âmbito do projecto da Linha de Alta Velocidade (o primeiro diz respeito ao troço entre Porto e Oiã), tem um valor máximo de adjudicação de 1,6 mil milhões de euros, afirmou esta sexta-feira a IP.

Para além da construção de 71 quilómetros de Linha de Alta Velocidade (LAV), a parceria público-privada (PPP) prevê ainda a adaptação da actual Estação de Coimbra-B (também conhecida como Estação Velha) e a quadruplicação da linha do Norte entre Taveiro e Coimbra, referiu.

Uma nova “subestação de tracção elétrica na zona de Coimbra e ligações da LAV à Linha do Norte”, nas proximidades de Oiã, no concelho de Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro), Adémia e Taveiro, no concelho de Coimbra, e Soure (distrito de Coimbra) são outras das intervenções previstas neste troço.

O contrato da PPP, com um prazo total de 30 anos, “inclui um período de desenvolvimento, que se estima que seja de cinco anos, e um período de disponibilização da infra-estrutura, com uma duração prevista de 25 anos”, aclarou a IP.

As propostas a este concurso lançado pela IP terão de ser apresentadas até 6 de Janeiro de 2025.

O modelo desta segunda PPP da Linha de Alta Velocidade é em tudo idêntico ao da primeira, lançada em Janeiro ainda por António Costa (PS), no caso correspondente ao troço entre Porto (Campanhã) e Oiã.

O concurso público para a concessão da primeira PPP já viu ser entregue uma única proposta, no caso do consórcio LusoLAV, que inclui as empresas Mota-Engil, Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril.

O lançamento da terceira PPP, correspondente ao troço Soure – Carregado (Alenquer, distrito de Lisboa) está previsto para Janeiro de 2026. Antes disso, deverá ser posto em consulta pública para Avaliação de Impacte Ambiental (AIA).

A Linha de Alta Velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do país em cerca de uma hora e 15 minutos.

Já Coimbra passará a estar, segundo previsões da IP, a 50 minutos de Lisboa e a 30 minutos do Porto.

A primeira fase (Porto-Soure) da Linha de Alta Velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.

Já a ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para 2032, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).

No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.