Coimbra  5 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praia da Foz do Arelho recebe painéis “Não há Oceano B!”

23 de Julho 2024 Jornal Campeão: Praia da Foz do Arelho recebe painéis “Não há Oceano B!”

Em plena década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), a Associação ‘Bora Ambientar lança a campanha “Não há Oceano B!” para sensibilizar os jovens sobre a relação entre o consumo de produtos descartáveis, especialmente de plástico, e a poluição dos ecossistemas marinhos.

O Município das Caldas da Rainha foi o primeiro a aderir a esta campanha, através da instalação de sete painéis informativos junto dos ecopontos das praias da Foz do Arelho.

Através destes painéis são transmitidas estatísticas relevantes sobre o problema do lixo marinho e é feito o apelo a um comportamento responsável por parte dos banhistas.

Com uma estrutura produzida pela Extruplás a partir de plásticos mistos reciclados, os painéis “Não há Oceano B!” demonstram o potencial de colocar os resíduos recicláveis ao serviço da economia circular, evitando que se tornem lixo.

Além de ser personalizado com o logótipo do Município aderente, o painel “Não há Oceano B!” dispõe de um código QR para acesso facilitado a informações mais detalhadas sobre o tema.

Sabemos hoje que 80% do lixo marinho provém de atividades em terra e que o plástico representa 80 a 85% dos resíduos que são recolhidos nas praias europeias. As estatísticas oficiais revelam que se continuarmos a poluir os oceanos ao ritmo atual de 8 a 12 milhões de toneladas por ano, é muito provável que em 2050 haja mais plásticos do que peixes no mar.

Outro dado alarmante constata que a ingestão de plástico causa anualmente a morte de 100 mil animais marinhos. Tendo em conta estes dados, a Associação ‘Bora Ambientar desafia todos os municípios, em particular aqueles que têm sob a sua responsabilidade a gestão de zonas balneares costeiras, a aderirem à campanha “Não há Oceano B!”, usando estes painéis informativos como ferramenta de educação ambiental.

Associação ‘Bora Ambientar

A Associação ‘Bora Ambientar é uma organização portuguesa não governamental de ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, totalmente independente, constituída por jovens, docentes e activistas empenhados nas causas da educação ambiental e da luta climática. Quer juntar a sua voz a muitas outras que não estão indiferentes perante o futuro que se avizinha e que lutam pela justiça climática e por um desenvolvimento sustentável do Planeta

Foi formalmente constituída em maio de 2022, em torno do formato audiovisual de educação ambiental homónimo. Tem desenvolvido campanhas e participado em projectos de educação ambiental nacionais e internacionais.