O projecto da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra para a promoção do sucesso escolar, equidade social, emprego e igualdade de oportunidades para os jovens da região é um dos finalistas dos prémios RegioStars 2024.
Estes prémios, promovidos pela Comissão Europeia, distinguem projectos financiados por fundos europeus, que demonstrem excelência na sua aplicação e novas abordagens no desenvolvimento regional, especificou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRC) do Centro.
O projecto Realiza.te, financiado pelo Programa Regional do Centro, “ao longo dos anos, tem vindo a mostrar resultados concretos de sucesso como o aumento da taxa de retenção e sucesso escolar e contribuído para a promoção da inclusão social e para o aumento das oportunidades de emprego para os jovens da região”, afirma a CCDRC.
“No caso das taxas de abandono escolar precoce verificaram-se reduções em 2,3% ou 5,9%, consoante o nível de escolaridade”.
Através de uma abordagem colaborativa, este projecto envolve diversos parceiros, incluindo escolas, municípios, empresas e organizações da sociedade civil, complementa.
“O Realiza.te é um exemplo notável de como a colaboração e a ação conjunta podem gerar mudanças positivas na vida das pessoas” e que “demonstra um compromisso profundo com a inclusão social e a igualdade de oportunidades, valores fundamentais para uma Europa mais justa e coesa”, afirma o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão.
Os finalistas vão apresentar os seus projectos ao júri no dia 8 de Outubro, na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em Bruxelas, e os vencedores serão anunciados durante a cerimónia RegioStars, no dia 9.
O público terá a oportunidade de votar, a partir do dia 2 de Setembro, no seu finalista favorito para o Prémio do Público.