Coimbra  26 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Maria Garcia vendeu cara a derrota no Figueira da Foz Ladies Open

21 de Julho 2024 Jornal Campeão: Maria Garcia vendeu cara a derrota no Figueira da Foz Ladies Open

Maria Garcia foi a melhor das quatro tenistas portuguesas que entraram em acção na jornada inaugural do Figueira da Foz Ladies Open e antes de encerrar a campanha individual discutiu até ao fim a presença na ronda de acesso ao quadro principal do torneio ITF W100 que acontece até 28 de Julho no Tennis Club da Figueira da Foz.

A lisboeta de apenas 17 anos (1.337.ª classificada no ranking WTA) cedeu por 6-0, 2-6 e 6-4 perante a bielorrussa Evialina Laskevich (421.ª) após 2 horas de um braço-de-ferro em que impressionou pela forma como reagiu ao resultado do primeiro set.

Laskevich acabou por ser mais feliz do que Garcia nos pontos decisivos e conseguiu uma vantagem dilatada, mas a jovem regressou ao court concentrada, com mais garra e mais paciente. Com outra disposição para prolongar e discutir os pontos, a campeã nacional de sub 16 em 2021 e de sub 18 em 2023 devolveu por três vezes os breaks assinados por Laskevich no terceiro set, até que ao 4-4 foi quebrada em branco e já não conseguiu recuperar terreno quando a adversária serviu para o encontro.

“Estou triste porque queria muito a vitória, mas tenho-me sentido bem em campo e é bom conseguir jogar a este nível“, afirmou Maria Garcia no balanço à quinzena que assinalou o regresso ao circuito internacional e que na semana passada incluiu a melhor vitória da carreira, frente à ex-top 30 Urszula Radwanska no qualifying do Eupago Porto Open ITF W75. “Tenho-me sentido muito bem de cabeça e acho que isso é o principal, porque não comecei agora a jogar ténis. O fundamental para estas exibições foi mesmo a minha cabeça, consegui desbloquear melhor esse aspecto e a vitória da semana passada também me ajudou a olhar para os próximos encontros”.

As restantes portuguesas que foram a jogo no qualifying perderam encontros de duas partidas: Sara Lança (1.009.ª) por 6-2 e 6-1 com Gabriella da Silva Fick (442.ª); Lena Couto (1.351.ª) por 6-2 e 6-1 perante Lizette Cabrera (547.ª); e Teresa Franco Dias (sem classificação WTA) por 6-2 e 6-2 contra Anastasiia Gureva (347.ª).

Assim, a representação portuguesa a nível individual neste segundo Figueira da Foz Ladies Open como ITF W100 passa a estar a cargo das quatro jogadoras que já estavam confirmadas no quadro principal de singulares e que este domingo conheceram os respectivos trajectos.

O sorteio realizado da parte da tarde ditou um embate 100% luso entre Francisca Jorge (176.ª) e Angelina Voloshchuk (734.ª). Será a segunda vez que as duas medem forças em provas do circuito internacional, 13 meses depois da vimaranense ter levado a melhor (6-2 e 6-3) em Guimarães.

Matilde Jorge (449.ª) terá de esperar pela conclusão da fase de qualificação para saber se enfrenta uma qualifier ou uma lucky loser, e Sofia Pinto, a única sem ranking profissional, defronta a russa Anastasia Zakharova (154.ª), quarta pré-designado.

A francesa Jessika Ponchet (131.ª WTA e campeã em 2018) e a canadiana Rebecca Marino (141.ª e ex-38.ª) são as duas primeiras cabeças de série de um quadro que também conta com a jovem checa Linda Fruhvirtova (146.ª) e a veterana francesa Kristina Mladenovic (213.ª e ex-top 10 em singulares e número um mundial de pares).