O trânsito na Ponte de Santa Clara, em Coimbra, vai estar encerrado a partir de 24 de Julho e até ao dia 30 de Agosto de 2024 para ser construída uma nova rotunda no Largo da Portagem, no âmbito das obras do MetroBus.
No âmbito do desenvolvimento dos trabalhos de construção do troço urbano do MetroBus Alto de São João – Portagem, a cargo da Infraestruturas de Portugal, está prevista a realização de uma nova rotunda na zona do Largo da Portagem.
“Tendo em vista a diminuição dos faseamentos de intervenção e por consequência a duração dos constrangimentos ao trânsito nesta zona e para garantir a conclusão da obra durante o período de pausa lectiva, será encerrada ao trânsito a Ponte de Santa Clara, a partir de 24 de Julho até ao dia 30 de Agosto de 2024”, refere a Metro Mondego, acrescentando que a circulação pedonal na ponte não será afectada.
O esquema de circuitos rodoviários alternativos durante ao fecho ao trânsito da Ponte de Santa Clara passam pelo desvio através da Ponte Rainha Santa e da Ponte-Açude.
A circulação rodoviária no sentido Portagem – Santa Clara será realizada pela Avenida Fernão Magalhães, Casa do Sal, Ponte-Açude, Avenida da Guarda Inglesa, terminando na Avenida João das Regras. Em alternativa, pode ainda ser assegurada através da Avenida Emídio Navarro, Avenida da Lousã, Avenida Urbano Duarte, Ponte Rainha Santa Isabel e Avenida Inês de Castro. O sentido contrário (Santa Clara – Portagem) será assegurado pelos mesmos percursos.
Alguns serviços dos SMTUC serão relocalizados da Avenida Emídio Navarro para a Avenida de Conímbriga, designadamente as paragens das seguintes linhas 12, 13, 14, 14T, 17, 20, 21, 22F, 32, 18, 23, 31, 43, 47, 48 e 49. As restantes paragens, manter-se-ão na Avenida Emídio Navarro. Para o efeito, o estacionamento na Avenida de Conímbriga, contíguo ao Parque de Estacionamento da Praça das Cortes e parte do Estádio Universitário de Coimbra, será reservado para instalação das paragens a relocalizar da Avenida Emídio Navarro.
Os trabalhos a realizar são os seguintes:
– Instalação de condutas adutora e de saneamento;
– Construção de infra-estruturas de drenagem e telecomunicações;
– Integração urbana, incluindo a construção da futura rotunda na zona da Portagem;
– Remodelação de iluminação pública.
“Considerando os diversos constrangimentos inerentes aos trabalhos em curso, no âmbito das obras de construção das infraestruturas do MetroBus, recomenda-se a utilização de meios auxiliares de navegação, como o Waze e o Google Maps, onde os constrangimentos se encontram inseridos, podendo dessa forma conhecer sempre o melhor percurso em tempo real”, aconselha a Metro Mondego.