Durante este fim-de-semana, 13 e 14, Soure é a Capital do Xadrez. Ontem, dia 12, na apresentação do evento – que decorreu no CIS – Centro de Inovação Social de Soure – Dominic Cross, o presidente da Federação Portuguesa de Xadrez detalhou quais as actividades que vão decorrer. “São as três competições colectivas mais importantes do jogo/arte/ciência no nosso país, o Nacional Feminino por Equipas, a Final-Four da Taça de Portugal e o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão”.
Estas três competições contam com a presença de atletas internacionais e nacionais, vindos de todo o país.
Dominic Cross adiantou ainda que no hoje, em paralelo à competição, uma Sessão de Consciencialização para a adesão e integração de mais mulheres dirigentes no desporto.
Sob o lema “Tu Também Podes Ser Presidente do Teu Clube”, esta sessão decorre no Auditório Delfim Pinheiro.
Sobre o porquê da escolha do Concelho de Soure, Dominic Cross explicou “que se deve ao facto de Soure ser uma zona central, ter uma longa e sólida tradição no ensino e na organização de torneios de xadrez. E depois, talvez o mais importante, tem todas as condições e novas instalações ideais e perfeitas para a prática da modalidade. Tanto a nível nacional, como a nível internacional.”
Por sua vez, o presidente da Câmara de Soure reforçou “o orgulho que temos em receber este tipo de eventos e a excelente relação de cooperação que temos com a Federação Nacional de Xadrez. Apoiamos e promovemos as colectividades, associações e atletas que praticam o xadrez em Soure e levam o nome do concelho por esse País fora e no estrangeiro”.
A Final-Four da Taça de Portugal joga-se hoje e amanhã. Este sábado está reservado para as meias-finais, marcadas para as 15h00, e no dia seguinte, à mesma hora, acontece a grande final.
Nas meias-finais temos os duelos entre o Xadrez Colégio Efanor e o GX Alekhine e entre a Académica de Coimbra e o Estrelas de São de Brito. Os vencedores voltam a encontrar-se na final da 44.ª edição da Taça de Portugal.