Coimbra  19 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Secundária Infanta D. Maria alcança 2.º lugar entre as melhores escolas públicas do país

12 de Julho 2024 Jornal Campeão: Secundária Infanta D. Maria alcança 2.º lugar entre as melhores escolas públicas do país

A escola pública com a melhor média nos exames nacionais encontra-se em 39.º lugar, com Coimbra a manter uma posição de destaque entre as escolas públicas de todo o país.

Na lista que classifica os 500 estabelecimentos de ensino, públicos e privados, que realizaram mais de 100 provas no ano passado, os colégios privados dominam os primeiros lugares, com o Colégio Efanor, em Matosinhos, a liderar com uma média de 16,15 valores.

A primeira escola pública a aparecer no ranking é a Secundária de Vouzela, em 39.º lugar, com uma média de 13,23 valores obtida em 119 exames realizados. Esta classificação é notável, dado que frequentemente os primeiros lugares entre as escolas públicas são ocupados por instituições situadas em grandes cidades.

A cidade de Coimbra volta a mostrar a sua força educativa com a Secundária Infanta D. Maria a surgir em 2.º lugar entre as escolas públicas, apresentando uma média de 13 valores.

No top 10 das escolas públicas, predomina a região norte do país. A Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Vila Nova de Gaia, ocupa o 3.º lugar com uma média de 12,97 valores, seguida pela Tomaz Pelayo, em Santo Tirso (12,96 valores), e pela Dr. Ferreira da Silva, em Oliveira de Azeméis. Outra escola do centro do país que se destaca é a Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, em 7.º lugar com uma média de 12,89 valores nos 587 exames realizados.

Também figurando no top 10, a Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, aparece em 8.º lugar, seguida pela Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, em 9.º lugar, com uma média de 12,85 valores. Em 10.º lugar encontra-se a Escola Secundária da Lixa, em Felgueiras, com uma média de 12,83 valores dos 277 exames realizados.

No ranking geral, os cinco primeiros lugares são ocupados por colégios privados: Colégio Efanor (Matosinhos), Colégio Nossa Senhora do Rosário e Grande Colégio Universal (ambos no Porto), Colégio D. Diogo de Sousa (Braga) e Colégio Rainha Santa Isabel (Coimbra).

No extremo oposto da tabela, com as médias mais baixas, aparecem principalmente escolas públicas da área metropolitana de Lisboa, com a excepção de uma escola nos Açores, em Povoação.

Os melhores resultados médios por distrito situam-se no norte, com Viana do Castelo a liderar (12,25), seguida pelo Porto (12,20), Viseu (12,06), Braga (12,01) e Aveiro (11,82). Lisboa, apesar de ser o distrito com mais alunos e exames realizados, desceu dois lugares em relação ao ano passado, ficando em 9.º lugar com uma média de 11,57 valores.

As médias dos alunos das escolas portuguesas no estrangeiro foram as mais baixas (10,37 valores), enquanto os distritos com piores resultados continuam a ser Setúbal, Portalegre e Beja, embora se tenha registado uma melhoria significativa nos Açores, cuja média subiu de 10,9 para 11,41 valores.