A 11 de Julho, a Lousã deu mais um passo na revitalização da economia local com o lançamento do projecto “Lousã + Florida”. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, a Freguesia de Lousã e Vilarinho e a Câmara Municipal da Lousã. O projecto-piloto, inaugurado na Avenida S. Silvestre, introduz floreiras que serão mantidas pelos comerciantes locais, assumindo o papel de “patronos”.
Carlos Alves, presidente da AESL, destacou o compromisso dos empresários em criar um ambiente único e distintivo, afirmando: “Lousã é um shopping a céu aberto, agora mais florido, colorido e único”.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, sublinhou que “esta é mais uma medida para dinamizar a economia local e embelezar o espaço urbano, em colaboração com a Associação Empresarial e as Juntas de Freguesia”. O projeto piloto visa servir de modelo para futuras expansões a outras zonas comerciais da Lousã.
No mesmo dia, foi apresentado o projeto “Verão na Lousã – Zona Histórica”, também uma colaboração entre a AESL, a Freguesia de Lousã e Vilarinho e a Câmara Municipal da Lousã. Durante o mês de Julho, diversos arraiais animarão os largos históricos da Lousã: (13) Largo da Freguesia da Lousã e Vilarinho; (20) Largo da Igreja e (27) Largo da Travessa.
Helena Correia, presidente da Freguesia de Lousã e Vilarinho, destacou a importância de “manter viva a história da Lousã com eventos regulares que atraiam residentes e turistas, mantendo a zona histórica vibrante e atractiva para os negócios”.