O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) assinalou os 20 anos do Serviço Hospital de Dia, ao longo dos quais foram tratados mais 23.500 doentes e realizadas mais 150.500 sessões.
Para assinalar a efeméride estiveram, esta sexta-feira, no espaço físico do Hospital de Dia, vários profissionais que já se aposentaram, mas que tiveram um papel crucial na constituição do Serviço, profissionais de vários serviços hospitalares, elementos da Administração e da Liga dos Amigos, voluntários e utentes que deram o ser testemunho.
Conforme foi recordado, o Hospital de Dia nasceu do sonho de tratar doentes oncológicos no HDFF e cresceu em equipa, em espaço, em número de doentes e multiplicidade de patologias. Em 1987 foi realizado o primeiro tratamento de um linfoma de Hogdkin, nos primórdios do Hospital de Dia, e em 2004 iniciou-se a actividade no local onde ainda hoje se encontra.
A comemoração dos 20 anos fica também marcada, no correr de acesso à unidade, por um conjunto de pósteres com fotografias de profissionais, utentes e momentos marcantes do Hospital de Dia, pretendendo fazer ser um tributo ao esforço de todos os profissionais.
“A celebração do 20.º aniversário do Hospital de Dia é um momento de grande significado, emotivo nos reencontros e nas memórias, sendo uma oportunidade para reconhecer e celebrar o trabalho colaborativo desenvolvido ao longo dos anos e reafirmar o compromisso com a excelência, humanismo e proximidade aos utentes e famílias nesta área de intervenção tão importante para o cidadão”, refere o HDFF.