O realizador Tiago Pereira, mais conhecido pelo projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, abre esta sexta-feira o segundo fim-de-semana do ciclo Dentro da Casa, À Beira da Aldeia (DCBA). Tiago Pereira estará às 21h30 na Casa Família Oliveira Guimarães, no Espinhal, para conversar com o público após a exibição de Onde está o Zeca?, o seu mais recente documentário, estreado em 2024 em parceria com o Festival Política.
Neste segundo documentário sobre José Afonso, depois de José Afonso, insisto não ser tristeza (1996), Tiago Pereira continua a reflectir sobre o ícone que o músico se tornou para a cultura e a música portuguesas: «Há ainda esta ideia muito portuguesa de um rosto, de um indivíduo que marcou com a sua visão e forma de fazer completamente diferente, que pode voltar e salvar isto tudo. Mas não seremos todos nós capazes de o fazer todos os dias? Onde está o Zeca? Onde estamos nós?»
No sábado (no Espinhal) e no domingo (na Chanca), a companhia We Tum Tum actua, às 18h00, com o espectáculo CRASSH_DuoCircus. Naturais de Oliveira do Bairro, os We Tum Tum trazem um espectáculo de música para toda a família, realizado com recurso a malabarismo e a objectos do dia-a-dia como baldes, canos ou materiais de cozinha.
Promovido pela Companhia da Chanca nas freguesias de Penela durante o Verão, o ciclo de programação Dentro da Casa, À Beira da Aldeia vai na sua 4.ª edição e é uma produção da Companhia da Chanca, co-produzido pela Casa Família Oliveira Guimarães e tem o apoio da República Portuguesa, Direcção-Geral das Artes, Município de Penela, freguesias do concelho e Antena 2.